Trabalhadores da Rádio Despertar não recebem salários há três meses

Compartilhe

Os trabalhadores da Rádio Despertar, emissora ligada à UNITA, não receberam os salários de Dezembro, Janeiro e Fevereiro assim como o décimo terceiro e subsídio de natal 2019/2020, apurou o portal O Decreto.

Vários jornalistas daquele órgão, lamentam a situação, mas nada podem fazer por temerem represálias: “é que a UNITA nos submete a esta miséria há mais de 10 anos” lamenta um dos profissionais.

Várias comissões sindicais naquela empresa ligada à UNITA já foram reprimidas ao arrepio da lei, que leva os trabalhadores ao silêncio: “já parece uma ditadura, nós nem podemos mais falar, aqui a conversa é, não consegue, pode abandonar” disse um dos funcionários que pediu anonimato por temer retaliação.

Os jornalistas lamentam igualmente as más condições sociais a que são submetidos, muitas vezes em posição de mendicidade.

RESPONSÁVEIS SINDICAIS DESPEDIDOS

Segundo O Decreto, a Rádio Despertar, despediu recentemente três jornalistas que fazem parte do núcleo sindical do órgão, tendo deixado a empresa sem qualquer organização de defesa de trabalhadores, em causa, está o caderno reivindicativo entregue a direcção da Rádio Despertar em setembro de 2018 ano que exigia a melhoria de condições de trabalho, a inscrição na caixa de segurança social, o pagamento de Imposto de Rendimento de Trabalho e a questão dos salários em atraso.

Serrote Simão, Pedro Mota e Francisco Paulo são os jornalistas despedidos, agora com o processo na sala de trabalho do TPL.

EXPULSÃO DE JORNALISTAS JÁ É UMA PRÁTICA

O primeiro Núcleo dirigido pelos jornalistas Coque Mukuta, Manuel Luamba e Francisco Menezes foram suspensos, quando voluntariamente cada um destes jornalistas procuraram novas oportunidades.

Recorde-se que em 2014, Elias Xavier Fernandes, então editor e apresentar do programa “Angola e o Mundo em 7 Dias” foi despedido por alegada violação do sigilo profissional num espaço onde o actual deputado Makuta Nkondo era comentador residente.

Elias viria a suicidar-se em 2016 aos 33 anos de idade por razões até agora desconhecidas.

Leave a Reply