Malanje: Jovens colocados em liberdade após detenção tencionam apresentar queixa contra Polícia Nacional

Compartilhe

Oiça aqui:

Os dez jovens activistas, incluindo um adolescente de 15 anos, detidos na semana passada e colocados em liberdade quatro dias depois, acusado de invasão da escola pública “António Agostinho Neto”, local que devia acolher um debate académico, denunciam agressão durante a sua detenção pelo agentes da Polícia e do SIC.

Em entrevista à Rádio Angola, o activista Felisberto João “Mano Moma”, uma das vítimas de detenção, disse o acto das autoridades policiais enquadra-se na estratégia de perseguição contra os jovens que pensam diferente e defendem os direitos humanos na província da Palanca Negra.

Lembrou que a detenção ocorreu num momento em que o grupo preparava-se para realizar mais um debate académico. Mano Moma sublinhou que, por se tratar de abuso de autoridade, os jovens que sofreram a detenção, vão apresentar nos próximos dias um processo crime com os agentes da Polícia Nacional (PN) e do Serviço de Investigação Criminal (SIC), envolvidos na detenção e violência fisíca.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply