Lançado em Luanda livro sobre “Acordo-Quadro” entre Santa Sé e Angola

Compartilhe

O livro intitulado “Acordo-Quadro entre a Santa Sé e a República de Angola”, da autoria do Frei Adão Maximiano, já está nas bancas, após o seu lançamento na sexta-feira, 17, no auditório da extensão Universitária da Universidade Católica, em Luanda.

Por: Marcelina Kanda

O discurso de abertura da cerimônia coube à reitora da Universidade Católica, Maria da Assunção, num acto testemunhado por diversas personalidades acadêmicas, políticas e religiosas.

A socióloga Fátima Viegas, disse que o “Acordo-Quadro” vem confirmar e consolidar a cooperação firmada entre a Santa Sé e a República de Angola assinado em Setembro de 2019.

Já, o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, presente no acto, disse momentos depois de ter adquirido o livro que “foi um testemunho da transição da Concordata Portuguesa para o Acordo-Quadro Angolano”, tendo sublinhado ter sido um dos convidados pela “Santa Sé” na abertura da formalização das relações com Angola.

Para o CEO da Editora Muenhu, o balanço da venda e sessão de autógrafos do livro é positivo e superou as expectativas. Adilson Salvador, visivelmente emocionado afirmou à Rádio Angola que “os mil exemplares disponibilizados para o lançamento foram esgotados”.

O Acordo-Quadro entre a Santa Sé e a República de Angola, faz referência a questões como a natureza dos casamentos celebrados na Igreja Católica que passam a ter cunho jurídico para a esfera civil (conservatória).

O “Acordo-Quadro” estabelece que, “quem decidir casar na Igreja Católica não terá a necessidade de ir a conservatória para o reconhecimento de determinados documentos”.

A obra literária foi apresentada ao público pelo Bispo Auxiliar de Luanda, Dom António Lunguieki Pedro Bengui.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply