Juíza presidente do Tribunal de Contas demite-se do cargo

Compartilhe

Exalgina Renée Vicente Olavo Gambôa, remeteu na tarde desta quarta-feira, 22, ao Presidente João Lourenço, uma carta na qual apresenta o seu pedido de demissão do cargo de Juíza Conselheira Presidente do Tribunal de Contas.

Antiga deputada do MPLA, Exalgina Renée Vicente Olavo Gambôa, está no cargo desde Junho de 2018, depois de escolhida num concurso público em que o verdadeiro vencedor foi colocado de parte.

O Club-K, avança que, no passado mês de Janeiro, a juíza foi convidada a comparecer amigavelmente na Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do MPLA, na qual foi-lhe transmitida o recado que deveria colocar o cargo a disposição face as investigações que pendiam sobre si, e uma interdição de saída. De inicio mostrou resistência para dias depois revelou-se mais flexível.

Os tribunais em Angola enfrentam crises reputacionais com os seus altos responsáveis a serem acusados de actos que atentam contra à probidade pública.

O Presidente do Tribunal Supremo Joel Leonardo, que se encontra na mesma situação e mais agravante que Exalgina Gamboa, manifesta resistência aos apelos da sociedade para colocar o cargo a disposição. Entre os seus pares alega que tudo que toda as denuncias contra a sua pessoa é com base em roubos de faturas nos seus escritórios que estarão a ser mal interpretada.

Leonardo convocou uma reunião do plenário dos juízes para esta quinta-feira, 23, na qual convocou um primo “testa de ferro” para estar presente. Há informações segundo as quais tenciona atribuir culpas a este primo pelos pagamentos a empresas de membros da família que prestam serviços ao Tribunal Supremo e ao Cofre de Justiça dos Tribunais.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply