MPLA convoca reunião do Bureu Político para analisar corrupção no Tribunal Supremo

Compartilhe

Uma reunião do  Bureau Político do MPLA, que estava agendada para sexta-feira, 24 de Fevereiro, em Luanda, foi “desconvocada” na manhã do mesmo dia e adiada para esta semana. A ordem de trabalho inclui a abordagem sobre os escândalos de corrupção nos tribunais superiores em Angola.

Desde as eleições de 2022, está será a primeira vez que o líder do partido leva para a mesa dos seus colegas o tema da corrupção na alta estrutura da força política que gere o governo.

Segundo o Club-K, até a semana passada, o Presidente da República João Lourenço revelava-se inclinado em perdoar o Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo  suspeitando que aquele juiz teria sido alvo de uma cabala dos seus conselheiros e guardas que terão se aproveitado da sua posição do magistrado  para enveredarem  pela pratica do tráfico de sentença.

A percepção do Chefe de Estado  terá alterado depois de os  serviços de  informação lhe apresentaram no passado dia 17 de Fevereiro, um documentado relatório  sobre como Joel Leonardo estaria a lesar o Estado angolano em praticas de corrupção, peculato e trafico de processos.

O documento entregue foi também apoiado em conteúdos de comunicações  que eram enviadas aos arguidos ou condenados, aos quais eram cobrados valores monetários  ou bens patrimoniais, para em compensação, verem a situação criminal atenuada  ou os processos terem rumo  diferente da tramitação normal.

A PGR foi acionado para avançar com uma investigação e a interrogatórios a rede de extorsão ligada a Joel Leonardo, sobretudo ao grupo que se apresentou como seu emissário visando extorquir o antigo ministro dos transportes Augusto da Silva Tomás.

Uma delegação da PGR chefiada pelo procurador-geral adjunto da República, João Luís de Freitas Coelho, foi enviada a Portugal, a fim  de pedir as autoridades portuguesas um relatório sobre eventuais patrimônios em nome de Joel Leonardo.

Há relatos de que o mesmo terá comprado uma luxuosa casa em Portugal, mediada por uma secretaria identificada por Raquel. O imóvel terá sido pago por alguém importante que negociou o arquivamento do seu processo e em troca cedeu uma certa quantia monetária.

Em meios com os seus pares, Joel Leonardo alega gozar do apoio do Presidente do partido.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply