Administrador Nelson Funete garante trabalho contínuo para bem-estar dos municípes do Icolo e Bengo

Compartilhe

Oiça:

O administrador do município do Icolo e Bengo, em Luanda, Nelson Funete, assegurou para os próximos dias, o fornecimento de água potável aos moradores de Tonha Xiri e outras localidades das comunas da Quiminha e Cassoneca.

A garantia foi dada no sábado, 18, durante a inauguração de um grupo geradores que permitiu o fornecimento de energia eléctrica a dois mil e 750 habitantes, na localidade de Tonha Xiri, que afirmaram que estavam sem energia eléctrica desde 1970, situação que para eles, condicionava uma vida condigna.

Daqui para frente o cenário pode ser diferente, pois, segundo o administrador municipal do Icolo e Bengo, Nelson Funete, a instalação de grupos geradores de 500 e 250 kva, respectivamente, vai ajudar melhora das condições de vida.

Nelson Funete adianta que a sua administração vai continuar com o trabalho que visa garantir o bem-estar social à população do Icolo e Bengo, e assinala que nos próximos dias, os moradores terão água potável bem como a reabilitação das vias de acesso.

Na Quiminha, a energia será estendida até a povoação de Lalama, enquanto em Cassoneca foi beneficiada população da aldeia Tonha Xiri, em resposta às preocupações apresentadas pelos locais, em encontros de auscultação.

“Solicitamos a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) e a resposta foi que demoraria mais algum tempo para fazer chegar a energia nestas localidades, pelo que, tivemos que nos organizar internamente, encontrar uma solução urgente e este é o resultado”, disse o administrador municipal, Nelson Funete, após pôr a funcionar o gerador.

Os moradores mostraram-se felizes com a chegada deste bem pós, desta forma, eleva-se também a sua qualidade de vida.

Emília Cardoso, moradora da Quiminha louvou a iniciativa da administração que, como diz, tem mostrado pragmatismo e celeridade na resolução dos problemas que afligem os moradores.

“Estou muito feliz porque a partir de hoje já poderei conservar perecíveis e beber água fresca”, disse sorridente a munícipe.

Segundo Joaquim Xavier, residente na aldeia de Tonha Xiri, doravante terá a primazia de ver pela televisão vários programas, com destaque para os noticiários.

“Agradecemos o empenho do administrador, tendentes a resolução dos problemas da falta de água, escolas, vias de acesso entre outras e encorajamos-lhe a prosseguir nessa senda”, reforçou o ancião.

Nos últimos dias, várias acções de melhoria das condições sociais dos munícipes têm sido realizadas, por via do projecto “Cimento, Tijolo e Tinta”, sob o lema “Eu amo Icolo e Bengo”, com a reconstrução de imóveis em mau estado técnico, construção de infra-estruturas e embelezamento de ruas.

De acordo com o administrador, com essas acções, pretende devolver uma imagem aprazível ao município, com destaque para a vila de Catete que se encontra com vários imóveis em estado avançado de degradação e proporcionar maior dignidade aos moradores.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply