Lançado em Luanda livro sobre “Acordo-Quadro” entre Santa Sé e Angola
O livro intitulado “Acordo-Quadro entre a Santa Sé e a República de Angola”, da autoria do Frei Adão Maximiano, já está nas bancas, após o seu lançamento na sexta-feira, 17, no auditório da extensão Universitária da Universidade Católica, em Luanda.
Por: Marcelina Kanda
O discurso de abertura da cerimônia coube à reitora da Universidade Católica, Maria da Assunção, num acto testemunhado por diversas personalidades acadêmicas, políticas e religiosas.
A socióloga Fátima Viegas, disse que o “Acordo-Quadro” vem confirmar e consolidar a cooperação firmada entre a Santa Sé e a República de Angola assinado em Setembro de 2019.
Já, o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, presente no acto, disse momentos depois de ter adquirido o livro que “foi um testemunho da transição da Concordata Portuguesa para o Acordo-Quadro Angolano”, tendo sublinhado ter sido um dos convidados pela “Santa Sé” na abertura da formalização das relações com Angola.
Para o CEO da Editora Muenhu, o balanço da venda e sessão de autógrafos do livro é positivo e superou as expectativas. Adilson Salvador, visivelmente emocionado afirmou à Rádio Angola que “os mil exemplares disponibilizados para o lançamento foram esgotados”.
O Acordo-Quadro entre a Santa Sé e a República de Angola, faz referência a questões como a natureza dos casamentos celebrados na Igreja Católica que passam a ter cunho jurídico para a esfera civil (conservatória).
O “Acordo-Quadro” estabelece que, “quem decidir casar na Igreja Católica não terá a necessidade de ir a conservatória para o reconhecimento de determinados documentos”.
A obra literária foi apresentada ao público pelo Bispo Auxiliar de Luanda, Dom António Lunguieki Pedro Bengui.