Filho de Eduardo dos Santos vai a julgamento a 9 de Dezembro

Compartilhe

O julgamento de José Filomeno “Zénu” dos Santos e três outros réus, inicialmente marcado para o dia 25 Setembro último, mais tarde adiado a pedido do advogado do réu Valter Filipe Duarte da Silva por estar na altura, a participar “do julgamento do antigo chefe dos serviços de inteligência General José Maria”, está agora marcado para o dia 9 de Dezembro de 2019.

Para além de José Filomeno dos Santos e do ex-governador do Banco Nacional de Angola, Valter da Silva, são também arguidos o empresário Jorge Gaudens Pontes Sebastião e António Samalia Bule Manuel, do Departamento de Gestão de Reservas do BNA.

Todos são acusados de branqueamento de capital e peculato. O caso é conhecido como “o processo dos 500 milhões” e envolve uma transferência do BNA para o Reino Unido nesse valor.

Recentemente o antigo presidente do Fundo Soberano de Angolano, José Filomeno dos Santos, pediu à Câmara Criminal do Tribunal Supremo a nomeação de um defensor no processo-crime que lhe foi movido pela Procuradoria-Geral da República e ao abrigo do qual ele está em regime de “Termo de Identidade e Residência”.

“Zenu” informou ao tribunal que revogou a procuração ao consultório de advogados, “Legis Veritas” que o representava, entretanto, o pedido lhe foi aceite. O Julgamento acontece na Sala do Tribunal Supremo.

Leave a Reply