Presidente João Lourenço despacha João Diogo Gaspar para governar Cuanza-Norte

Compartilhe

O deputado à Assembleia Nacional pela bancada parlamentar do MPLA, João Diogo Gaspar, foi nomeado esta quarta-feira, 17, pelo pelo Presidente da República, João Lourenço, como o novo governador do Cuanza-Norte, em substituição de Pedro Makita Júlia.

O novo governador, pela sua trajectória política, deve conhecer bem a província do Cuanza-Norte, uma vez que, por duas ocasiões consecutivas foi coordenador do Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político do MPLA ao Cuanza-Norte.

Durante a sua vigência como o responsável do Grupo de Acompanhamento do Bureau Político do partido no poder, João Diogo Gaspar, também nas vestes de deputado à Assembleia Nacional, manteve vários encontros e contactos com membros da sociedade civil, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e militantes do seu partido.

O deputado João Diogo Gaspar, até ser nomeado, estava destacado na 5ª Comissão da Assembleia Nacional, que vela pela Economia e Finança, membro do Bureau Político do MPLA e licenciado em Administração e Finanças.

O novo governador do Cuanza-Norte é docente universitário e representou várias vezes o país e o partido (MPLA) nos eventos internacionais.

Especialistas entendem que, a sua escolha, apesar de ter sido feita com base na conveniência de serviço e nos termos da Constituição da República de Angola, reflecte, a política de gestão e renovação dos cargos públicos em Angola, buscando garantir a eficiência e o bom funcionamento das instituições governamentais.

Ao merecer a confiança do Presidente da República, João Lourenço, o novo Governador Provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, afirmam ainda os especialistas, tem a partir de agora a missão de promover uma administração pública transparente, competente e responsável, capaz de responder às necessidades e aspirações da população angolana.

Nomeações de governadores provinciais são acções comuns na dinâmica política de Angola, visando fortalecer a governança local e garantir uma gestão eficaz e alinhada com as prioridades nacionais.

O Presidente Lourenço continuará a monitorar de perto o desempenho dos governadores provinciais e a tomar as medidas necessárias para garantir o progresso e o bem-estar do país como um todo.

João Diogo Gaspar, no seio do MPLA, até à sua nomeação desempenhava as funções de coordenador do Grupo de Acompanhamento à província do Namibe.

É deputado à Assembleia Nacional pelo círculo provincial de Malanje desde 2012.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply