Conselho Superior da Magistratura Judicial suspende juiz que arrendou casa de função

Compartilhe

O departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do Conselho Superior da Magistratura Judicial leva ao conhecimento público que, em sessão deste órgão, realizada no dia 17 do corrente mês e ano, deliberou instaurar um processo disciplinar e consequente suspensão preventiva contra o Colendo Juiz Desembargador Dr. João António Francisco, na sequência do ofício número 2510/PROC/GMF-MINFIN/2023, 05 de Julho de 2023, do Ministério das Finanças que ordenou a desafectação do imóvel por conduta inapropriada daquele Magistrado, bem como do resultado do inquérito mandado instaurar por este Conselho.

O processo disciplinar, independente do processo penal cabível, corre os seus trâmites legais, devendo tornar-se público tão logo seja concluído.

O Conselho Superior da Magistratura Judicial, nos termos da Constituição da República de Angola, é o Órgão de Gestão e Disciplina dos Magistrados Judiciais.

Tudo terá acontecido no dia 17 de Julho de 2023, o Ministério das Finanças, por intermédio da Direcção Nacional do Património do Estado (DNPE), procedeu à supervisão de todos os imóveis afectos ao Tribunal Supremo no edifício Residencial Torres da Cidadela, em conformidade com o estabelecido no Art.º 42º da Lei n.º18/10 de 06 de Agosto (Lei do Património Público), e constatou que o apartamento 15 A, que o Tribunal Supremo atribuiu ao Juiz Desembargador acima referido, teve um uso diverso ao da afectação, ou seja, encontrava-se arrendado a um cidadão de nacionalidade estrangeira, em clara violação do n.º1, do Art.º 47º da Lei 18/10 de 06 de Agosto (Lei do Património Público), facto que, nos termos do n.º2 do artigo citado anteriormente, resulta na desafectação do imóvel.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply