Zola Bambi: “Fui detido para impedir que defendesse Laurinda Gouveia”

Compartilhe

O presidente do Observatório de Coesão Social e Justiça de Angola (OCSJA), Zola Bambi, foi levado na semana passada, 5 de Janeiro, para a esquadra Vila Alice, onde permaneceu durante dez horas, sem que as autoridades tenham apresentado queixa-crime. O advogado de direitos humanos afirma que se tratou de um acto deliberado para o impedir de defender a activista Laurinda Gouveia.

Segundo à RFI, o advogado e defendor de direitos humanos, Zola Bambi, descreve que quando se preparava para sair de casa foi impedido de o fazer e mais tarde levado para a esquadra.

“Sexta-feira, 05 de Janeiro, preparado para ir representar Laurinda Gouveia – uma activista que tinha sido detida durante uma manifestação, juntamente com o marido e o filho menor – os meus colaboradores encontraram o portão bloqueado. Quando estava prestes a sair, apareceu o aparato policial e compulsivamente [disseram] o senhor tem de nos acompanhar”, detalhou.

Zola Bambi tinha sido contactado, na véspera, por activistas que o informaram da detenção de Laurinda Gouveia, durante uma manifestação contra a condenação de presos políticos – Tanaice Neutro, Adolfo Campos, Abrão Pensador, Gildo das Ruas e da influenciadora digital Neth Nahara – e cujo paradeiro era, na altura, desconhecido.

O presidente do Observatório de Coesão Social e Justiça de Angola refere que quando chegou à esquadra “não havia queixa-crime, não havia um processo contra mim, tratando-se apenas de questões cíveis”.

Zola Bambi, que permaneceu detido durante dez horas, considera que se tratou de um acto deliberado para o impedir de defender a activista Laurinda Gouveia, que foi a julgamento e já se encontra em liberdade.

“Absolutamente. A Laurinda Gouveia estava a ligar para mim e sabia que seria eu, ou alguém da minha equipa”, explicou.

O advogado angolano pretende agora reclamar os seus direitos, uma vez que afirma ter sido detido de forma injustificada.

“Primeiro quero identificar de quem veio a ordem para [a polícia] vir à minha casa e depois agir conforme a lei, reclamar os meus direitos”, sublinhou.

Entretanto, a polícia terá contactado Zola Bambi para o informar que estão a ponderar avançar com uma queixa-crime, acusando-o de ter deturpado os factos durante a detenção.

“Fui contactado hoje [08 de Janeiro] pela polícia que me disse que estão a pensar levantar uma queixa-crime contra mim e contra o Club K. Eles [a polícia] consideram que eu tenha insinuado os jornalistas. Não que os jornalistas informaram, mas que foram insinuados. Enquanto que as evidências estão aí. Eles que neguem não ter ido a minha casa, que não me levaram à esquadra, que não fiquei lá até às 15h00 e que não me impediram de ir a julgamento”, concluiu.

A RFI tentou contactar o comandante da Polícia de Luanda, Francisco Ribas, mas até ao momento não foi bem sucedida.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply