Angola: Desafios económicos e sociais são ainda maiores em 2024

Compartilhe

Angola vai continuar a enfrentar inúmeros desafios no setor social e económico em 2024, a julgar pelas despesas e receitas previstas no Orçamento Geral do Estado (OGE) para o presente ano económico e pelo Plano de Endividamento Nacional.

Segundo à Voz de América, o combate à fome e a pobreza, o acesso aos serviços básicos de saúde e educação e a oferta de emprego para juventude fazem parte do conjunto de desafios políticos, sociais e económicos que o Governo enfrenta, enquanto precisa pedir por empréstimo 12,1 mil milhões de dólares para financiar o OGE para o presente ano económico.

Apesar das estimativas do Executivo apontarem para uma redução da pobreza, Angola ainda vai viver situações graves de pobreza, diz o especialista em governação participativa, Rui Mangovo, ao olhar para as perspetivas sociais e económicas do país em 2024.

“Vejo um país em penumbra e de difícil diagnóstico e com muita pobreza”, reforça o também docente universitário para quem o Chefe de Estado, na sua mensagem de fim de ano, “veio dilucidar-nos de que as contas públicas ainda têm problemas muitos sérios”.

Mangovo fala no agravamento social e económico dos angolanos, se se tiver em conta o recente estudo sobre a saúde económica do país feito por instituições bancárias que apontam para o crescimento da inflação na ordem dos dois dígitos.

“O que se requer é que se faça uma conjugação de esforços para se atenuar de alguma forma a situação social das populações mais carenciadas”, porque, diz, “em situações do género poderíamos ter o Governo a acudir a aquelas populações mais carenciadas e em situação de risco em função das desigualdades sociais”.

Um programa de assistência social e de adoção de medidas é fundamental para ajudar as famílias angolanas, a par do programa Kwenda que já está em execução, aponta Rui Mangovo,para quem a erradicação da fome e da pobreza é urgente no país.

“O mais urgente neste momento é a erradicação da fome e da pobreza em Angola. É preciso que o Governo crie um programa de assistência social que passa pela adopção de medidas assistencialistas. Nós temos o programa Kwenda que de alguma forma vai ajudando uma ou outra coisa, mas não basta, precisa-se encontrar mecanismos para poder impulsionar a sobretudo a agricultura familiar e assim teremos condições de autossuficiência alimentar”, continua aquele especialista, para quem há que se “fazer um estudo profundo da pobreza em Angola, uma análise de risco social e promover programas de empoderamento social”.

Baixar os impostos, investir na industrialização da agricultura, dos recursos naturais, criar incentivos para prática da agricultura familiar, criar políticas de fomento à empregabilidade são algumas das vias para o progresso social e o desenvolvimento sustentável do país apontadas pela socióloga Marle Messele, quem alerta que “Angola é um país crescido e não desenvolvido”.

“Pelos recursos que o país é possível em pouco tempo atingirmos um progresso socioeconómico, basta que se criem políticas sociais assertivas de combate à pobreza extrema, criar mecanismos para um sistema de justiça mais célere e trabalhar as desigualdades sociais”, acrescenta Messele.

Ligado à pobreza e à falta de emprego está a criminalidade.

Mais reformas

Para aquela especialista social, a fraca educação de base é outro assunto que tem como consequência o fenómeno da criminalidade, por isso defende a fortificação das políticas educativas de modo particular.

“Primeiro, precisa-se acudir à necessidade dos empregos por causa da fome, apostar nos setores-chave da vida social: aumento de escolas, qualidade de saúde, fortificar a segurança pública, permitir o acesso à moradia ou construção dirigida às famílias precárias, dar voz a quem não tem voz, combater o crime organizado, combater o aumento de impostos ao trabalhador porque impacta negativamente a sexta básica levando as famílias à necessidade”, frisa Messele.

No capítulo político, o analista Rui Mangovo aponta um conjunto de reformas para se aferir os pontos que ameaçam o cumprimento das normas para gestão da coisa pública e, por outro lado, defende a dvolução à Assembleia Nacional o poder de fiscalizar os atos do Executivo.

No campo económico, ele propõe políticas macroeconómicas que podem impulsionar o empreendedorismo porque isto é que vai criar emprego.

Endividamento continua

“O Estado não poder ser o empregador máximo se quisermos ter um país desenvolvido”, conclui.

O Plano de Endividamento Nacional prevê captar 7,5 mil milhões de dólares no estrangeiro e 4,6 mil milhões de dólares no mercado interno.

Prevê igualmente o recurso à emissão de dívida no valor de 10 biliões de kwanzas, ou seja, 12,1 mil milhões de dólares norte-americanos.

No exterior, Angola terá de ir buscar o equivalente a 6,1 biliões de kwanzas (7,5 mil milhões de dólares), e, no mercado interno, o Governo terá de captar 3,8 biliões kz (4,6 mil milhões de dólares).

A olhar para estes indicadores macroeconómicos, a socióloga e docente universitária Marlene Messe refere que a situação socioeconómica do país se vai agravar em 2024, uma vez que o OGE para o presente ano económico comporta receitas e despesas estimadas em 24,7 biliões de Kwanzas, sendo certo que, o Governo precisará de mais de USD 10 mil milhões para execução das despesas públicas.

«À partida é um indicador que será mais difícil em relação ao ano passado», explica.

Na visão do economista Orisom Neto, o valor do Plano Anual de Endividamento não constitui preocupação uma vez que “ainda está dentro das boas práticas económicas”, mas esclarece que “fazer dívida não é mal, desde que tais valores sejam alocados para despesas que venham a gerar rendimentos e não em passivos.

«As boas práticas dizem que o Plano Anual de Endividamento não pode passar de 62% das receitas e despesas previstas no OGE, mas se estamos abaixo de 60 por cento podemos respirar de alívio. A dívida não é má, o que preocupa é como é que será executado este dinheiro», conclui Orisom Neto.

VOA

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply