UNITA “atribui” cartão vermelho à governação do Presidente João Lourenço
Durante todo o discurso sobre o “Estado da Nação”, proferido pelo Presidente da República, João Lourenço, nesta quinta-feira, 15, na sessão solene de abertura do novo ano parlamentar, os deputados da UNITA usaram máscaras pretas com sinal de proibição, em protesto à actual situação social económica e política do país.
Falando à imprensa, um dos deputados do “galo negro”, Sediangani Mbimbi, justificou o acto como sendo uma resposta à “má governação do partido no poder, que governa o país há mais de 35 anos”.
“O cartão vermelho está a representar o Estado da Nação do MPLA, que o presidente João Lourenço veio apresentar aos angolanos, mas o verdadeiro Estado da Nação, não é o que o Presidente da República nos apresentou”, disse.
Por sua vez, o deputado João Pinto, do MPLA, desvalorizou os protestos dos deputados da UNITA, classificando o acto como um desrespeito ao Presidente da República.
“Não se dá um cartão vermelho ao presidente em discurso. É uma falta de temor reverencial. Nunca vi este protesto em nenhum parlamento democrático”, contestou o deputado do MPLA, que considerou o discurso do Presidente da República como o mais realista.