Tal como dizem cá se faz, cá se paga: Indisciplina enxota Savento da liderança do CNJ no Kuanza-Sul

Compartilhe

O Secretário Executivo do Conselho Provincial de Juventude do Cuanza Sul foi enxotado pela Direção do CNJ por sucessivos actos de indisciplina, segundo uma nota de fundamento que circula nas redes sociais de autoria da Direcção do CNJ, dirigida a Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho Nacional de Juventude.

Na nota, lê-se que, Marques Savento foi por várias vezes cometendo erros que levava a percepção da usurpação clara de competências, entre os quais, tentativa de querer juntar os líderes dos Conselhos Provinciais de Juventude das 18 Províncias num acto na Província de Benguela para analisar questões de competência única da direção do CNJ, mas prontamente denunciado pelos seus colegas, Secretários Provinciais, suspensão e afastamento definitivo de toda direção do Conselho Municipal de Juventude de Cela sem qualquer processo disciplinar conduzido e outros elementos constantes na nota de fundamentação anexa, desfilam nas razões pela qual Marques Savento, não foi poupado pela Direção de Isaías Kalunga.

Além da nota em referência, há informações pela qual o mesmo não foi poupado também, porque o Conselho Fiscal e Jurisdicional do CNJ o convocou por duas vezes para ser ouvido das acusações que pesavam sobre si feitas pela Comissão Directiva do CNJ e este por sua vez, remeteu o Conselho Fiscal e Jurisdicional do CNJ sua estrutura superior, aos seus advogados e, recorreu reiteradas vezes a emissora da Rádio Eclésia do Kuanza-Sul, proferindo ataques contra o CNJ sua estrutura superior  e menos abonatórias a si, muito antes ainda do desfecho do processo disciplinar interno, um acto também visto como condenável e de indisciplina.

Ainda assim, o Secretário Executivo Interino Henriques Pedro, fez sair um comunicado alegando que tendo em conta que os advogados de Savento Secretário suspenso remeteram recurso a Mesa da Assembleia Geral do CNJ, fica inválida a suspensão de Savento e assim sendo, devolveu os poderes ao suspenso, razão pela qual fez a direção do CNJ por perca de confiança dissolver os órgãos sociais do CPJ Cuanza Sul por atropelos sucessivos aos estatutos.

Nesse momento, o Conselho Provincial de Juventude está a ser dirigido por uma Comissão de Gestão liderada por Toku Alegre Secretário para Desenvolvimento Sustentável do CNJ e Coordenador do Grupo de Acompanhamento ao Cuanza Sul, segundo nota de fundamentação de circula nas redes sociais.

De recordar que Marques Savento Secretário do Kuanza-Sul cessante, tivera no mês de Setembro de 202 suspendido toda direção do Conselho Municipal de Juventude da Cela, por esses realizarem uma excursão a Província do Namibe sem sua autorização e antes do término da suspensão afastou-os a todos de forma compulsiva, sem qualquer processo disciplinar escrito, realizando deste modo uma assembleia que elegeu nova direção do Conselho da Juventude no Município da Cela. Tal como dizem, cá se faz, cá se paga.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply