Presidente do CNJ felicita juventude angolana pelos 48 anos de Independência Nacional

Compartilhe

O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) felicitou a juventude angolana e a nação em geral, pela celebração do 48º aniversário da Independência Nacional, que se assinalou neste sábado, 11, instando os jovens a aproveitar a data para inspirar, renovar as esperanças e se comprometer a trabalhar incansavelmente por um país melhor.

Numa mensagem de felicitação enviada ao Club-K, por ocasião da data comemorada sob o lema: “Unidos pelo Desenvolvimento de Angola”, cujo acto central aconteceu na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, Isaías Kalunga salientou que a actual geração de jovens pode preparar melhor o futuro da próxima geração.

“A nossa geração tem o poder de construir um futuro vibrante para Angola”, afirmou, acrescentando que “juntos, podemos garantir que a independência seja verdadeiramente vivida por todos, e que os ideais de liberdade, justiça e igualdade tornem-se uma realidade palpável”.

O líder da maior plataforma juvenil do país lembrou que “hoje, comemoramos um dos dias mais importantes da nossa história, a Independência de Angola, assinalada em 11 de Novembro de 1975”. Esta data, segundo ainda recorda, “marca o fim de muitos anos de luta e sacrifício pela liberdade e soberania do nosso país. É uma oportunidade para refletirmos sobre o passado, celebrarmos as conquistas e olharmos para um futuro promissor”.

Para Isaías Kalunga, os antepassados enfrentaram desafios e adversidades incalculáveis para alcançar a independência, pois na sua visão, “lutaram pela justiça, igualdade e dignidade do povo angolano”, por isso, entende que “devemos honrar o legado daqueles que vieram antes de nós, reconhecendo seus sacrifícios e mantendo viva a chama da liberdade que eles acenderam”.

“Como jovens, temos um papel fundamental a desempenhar na construção de um futuro melhor para Angola. Somos a força motriz que impulsionará o progresso e o desenvolvimento do nosso país. Esta é a nossa responsabilidade e também a nossa oportunidade de deixar a nossa marca na história, após a proclamação da independência pelo Presidente António Agostinho Neto, o guia imortal, o poeta maior, o revolucionador, o homem das trincheiras firmes, o MPLA”, lê-se.

Disse que a FNLA de Holden Roberto e a UNITA de Jonas Savimbi, também tiveram um papel extremamente importante para o alcance da independência Nacional, da abolição do esclavagismo, da repressão, no tundar do imperialista por amor ao povo angolano.

“E é por amor ao povo angolano que acreditamos que esses três históricos então movimentos de libertação nacional, hoje partidos políticos, continuarão a promover no seio dos jovens o preservar da paz e da unidade nacional acima de qualquer interesse pessoal ou de grupos”.

Assinalou que os jovens acreditam “porque somos a esperança e o potencial para um futuro brilhante e que no pensar, olhar e agir dos nossos mais velhos impere sempre o querer de um país unido e voltado ao progresso”.

Para que esteja em nossas mãos a chance de moldar o curso da nossa nação, disse, é necessário superar os desafios e continuar a se construir uma Angola mais próspera, inclusiva e harmoniosa.

O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga sublinhou que os jovens devem inspirar na coragem e na determinação dos heróis e líderes que lutaram pela  independência de Angola.

“Eles nos ensinaram a importância da unidade, da solidariedade e do respeito pelas nossas raízes culturais. Devemos valorizar esses princípios e trabalhar juntos, independentemente das nossas diferenças, para construir uma nação verdadeiramente unida”, avançou.

Na sua visão, a independência conquistada em 1975 é uma lembrança constante de que os angolanos são capazes de superar qualquer obstáculo quando estão  unidos em prol de um objectivo comum. “Nossa diversidade é uma força e devemos valorizar e respeitar as múltiplas vozes que compõem a nossa sociedade”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply