Luanda: Secretário executivo do CPJ insta juventude a preservar ganhos alcançados com Independência

Compartilhe

Ouvir:

O líder do Conselho Provincial de Juventude de Luanda (CPJ), Alberto Dala (Baduna) apelou à juventude da capital e do país em geral, a preservar os ganhos conquistados com o alcance da Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975.

O apelo foi feito este sábado, 11, à margem do acto provincial das celebrações do 48º aniversário da Independência Nacional, cujo acto central aconteceu na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, sob o lema: “unidos pelo desenvolvimento de Angola”.

O líder juvenil lembrou que a proclamação da independência, a 11 de Novembro, afigurou o culminar de uma heróica luta de libertação Nacional, iniciada a 4 de Fevereiro de 1961, quando segundo Alberto Dala, “patriotas, imbuídos de ideais comuns, munidos de catanas, confrontaram o poder colonial, assaltando cadeias de Luanda para libertar angolanos presos por defenderem a autodeterminação”.

O secretário executivo do CPJ entende que “hoje, a juventude tem as oportunidades que tem, graças à luta feita pelos mais velhos durante o enfrentamento contra o regime colonial”, por isso, disse, “a juventude deve abraçar esses  ideais da conquista”.

Na visão de Alberto Dala “Baduna), a juventude “deve estar unida, respeitar os mais velhos, acatar os seus conselhos e responder positivamente sempre que for chamada”, pois frisou, “a juventude não pode falhar, deve trabalhar com o Executivo ajudando a resolver os principais problemas que apoquentam essa franja da sociedade”.

Aproveitou a ocasião para felicitar a juventude da capital e ao povo angolano pela celebração dos 48 anos da Independência Nacional, que para ele foi possível “graças à bravura dos heróis da época”.

Em Luanda o acto que foi presidido pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, General Francisco Pereira Furtado, decorreu inicialmente no Museu de História Militar, onde presidiu ao acto de hastear da Bandeira Monumento e posteriormente foi feita a deposição de uma coroa de flores no Monumento do Soldado Desconhecido, na baixa de Luanda.

Estiveram igualmente no acto diversas individualidades do Governo Central (ministros), entre eles, o governador da Província de Luanda, Manuel Homem, funcionários do GPL, administradores municipais e os secretários executivos dos Conselhos Municipais de Juventude.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply