Morreu jornalista da Rádio Despertar Jorge Mendes Manuel – Familiares lamentam falta de apoio da direcção durante a doença

Compartilhe

O jornalismo angolano está de luto, faleceu na madrugada desta quinta-feira, 1 de Fevereiro, o jornalista da Rádio Comercial Despertar (RCD), Jorge Mendes Manuel, vítima de doença, num dos hospitais, em Luanda.

Fontes familiares do O Decreto lamentaram que, durante o tempo em que o profissional ficou doente, “a direcção da Rádio Despertar virou costas a Jorge Manuel, sem no entanto ter prestado qualquer apoio”, situação que terá motivado o agravamento do seu estado de saúde.

Até altura do seu falecimento, o jornalista Jorge Mendes Manuel residia num dos bairros em Cacuaco, onde ficou doente durante muito tempo em casa, e a sua evacuação em meados do ano passado, foi possível, graças o esforço de colegas da mesma estação, que se compadeceram com a sua condição.

Jorge Mendes Manuel, pelas mãos dos colegas, foi levado para o Centro Especializado de Tratamento de Epidemias e Pandemia (CETEP), em Viana, onde ficou internado quase um mês até receber a alta.

Sabe-se que, durante o período em que esteve doente sem receber apoio, Jorge Mendes Manuel, mesmo com o estado de saúde débil “era obrigado a se deslocar à instituição para assinar o livro de ponto”.

Uma fonte da instituição revelou que das vezes que o jornalista doente esteve na Rádio Despertar para solicitar apoio da direcção da emissora, “não recebeu nenhum apoio financeiro alegando a falta de verbas”.

A última vez que o profissional esteve na emissora foi no domingo passado, dia 28 de Janeiro, quando foi aconselhado por um dos colegas em serviço para que evitasse o esforço tendo em conta o seu estado que ainda inspirava cuidados.

Jorge Mendes Manuel ingressou na Rádio Despertar, em 2014, como repórter e depois ascendeu à categoria de editor, função que desempenhou até ao seu falecimento.

O Decreto

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply