PGR encerra gabinete do Presidente do Tribunal Supremo Joel Leonardo

Compartilhe

A Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP) da PGR emitiu um mandado de buscas e apreensão contra Joel Leonardo, mas este obstaculizou os trabalhos dos técnicos dizendo que para o seu nível (qualidade de Presidente do Supremo), o documento teria de estar assinado pelo próprio Procurador Geral, Hélder Fernando Pitta Gróz, invocando equiparação da hierarquia.

Segundo o Club-K, as buscas aconteceram por volta das 10h da manha de desta sexta-feira (10), quando uma equipa da PGR realizou uma visita surpresa a sede do Tribunal Supremo a fim de realizar buscas e apreensões.

Joel Leonardo que deixou de comparecer nesta instituição deste o passado dia 27 de Fevereiro, não se encontrava presente. Os técnicos da PGR apresentaram-se ao secretário-geral do Tribunal Supremo, Altino Kapala Kayela e este por sua vez pediu que lhe apresentassem a copia do competente mandado de buscas e apreensão, ao que foi correspondido.

Notabilizado como um dos homens da alta confiança de Joel Leonardo, o Secretário Geral Altino Kapala Kayela, pediu aos técnicos que lhe dessem um minuto. Logo a seguir, meteu-se em fuga abandonado a sede do tribunal sem que ninguém tivesse se apercebido. Somente depois de 10 minutos é que os magistrados da PGR notaram que o mesmo já não se encontravam naquelas instalações.

De acordo com fontes do Club-K, Altino Kapala Kayela ao sair da sede do TS, foi ao encontro de Joel Leonardo que se encontrava na sede do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), ao lado da antiga Assembleia Nacional. Chegado a sede do CSMJ Altino Kayela, alertou a Joel Leonardo que deveria se preparar porque havia uma equipa de busca da PGR, a realizar visitas surpresas com a missão de inspecionar o seu gabinete. Os mesmos deram instruções aos funcionários desta repartição que em caso de ai chegarem que ninguém desse informações relacionadas a Joel Leonardo.

Enquanto isso, a equipa da PGR que estava na sede do supremo ao aperceber-se que o SG Altino Kapala Kayela havia fugido, rumou igualmente para a sede do CSMJ, onde Joel Leonardo se encontrava. Nesta sede, apresentaram-se explicando-se que estavam a realizar buscas no âmbito financeiro. A equipa de Joel Leonardo que os recebeu exigiu a apresentação de um documento da PGR a autorizar investigação a um juiz superior. Exigiram que o documento devia ser assinado pelo próprio Hélder Fernando Pitta Gróz, tendo em conta ao estatuto de Joel Leonardo que goza de fórum especial.

Os técnicos da PGR queriam saber quais das salas deste edifício correspondia com o gabinete de Joel Leonardo, mas não foram correspondidos pelos funcionários que alegavam não poderem dar prestar esta informação temendo que fossem depois penalizados pelo juiz.

No decorrer dos trabalho, os magistrados da PGR selaram algumas salas como a da contabilidade e do secretario executivo do CSMJ, para que ninguém entrasse enquanto decorressem as buscas, estes dias. Os técnicos ficaram em saber qual era exatamente o gabinete de trabalho de Joel Leonardo, uma vez que os funcionários foram instruídos a não informar.

Joel Leonardo por sua vez, abandonou o edifício discretamente assim que o SG Altino Kapala Kayela o avisou que a PGR estava a sua procura. Segundo apurou o Club-K, o Presidente do Supremo telefonou para os seus ”testas de ferra” informando-os que todos devessem ir ter com ele na sua residência no condomínio Boavida, ao bairro Benfica, para uma reunião de emergência.

“O que se assistiu ontem foi algo lamentável, pois o Dr Joel Leonardo deve adoptar uma postura mais responsável e não fugir da justiça”, desabafou uma fonte do Club-K, lembrando que todos os tem o dever de cooperar com a justiça quando confrontando nestas situações.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply