António Marques e Domingos Palanga suspensos por criticarem “vícios” no processo de candidaturas à liderança da JURA

Compartilhe

Os pré-candidatos à liderança da JURA, braço juvenil da UNITA, foram suspensos no sábado, 12, por tempo indeterminado pela direcção do partido, por supostamente terem criticado o processo que os desqualificou na corrida ao cadeirão máximo da Juventude Unida e Revolucionária de Angola.

Por: Marcelina Kanda

Contactado pela Rádio Angola, Domingos Palanga, apontou o facto de ter dado uma entrevista à Rádio Essencial, como tendo sido o motivo para tal medida. À Essencial, o actual secretário provincial da JURA, em Luanda, terá apontado irregularidades na selecção para a candidatura ao cargo de secretário-gera, alegando que a organização estava a favorecer Nelito Ekuikui.

Domingos Palanga disse que não podia ficar calado diante de factos que considera serem “injustos e atentatórios à democracia interna”. O também deputado à Assembleia Nacional, a decisão alegadamente tomada pela liderança do partido não afecta a sua posição como deputado da bancada parlamentar da UNITA.

Quanto ao António Marques, outro pré-candidato excluído do processo, fontes da Rádio Angola avançaram que, o mesmo foi sancionado, devido à “falsificação de dados pessoais” (documentos), associados a uma nota de agradecimento aos seus apoiantes publicada na sua página social Facebook.

A mesma fonte adiantou que Ginga Savimbi, que apoiou o pré-candidato António Marques, foi advertida a afastar-se do grupo em que consta o Marques e seus apoiantes, sob pena de sofrer sanções dentro do partido.

À Rádio Angola, António Marques, disse que se trata de um mal entendido, sublinhando que “o assunto está a ser analisado por outros órgãos internos competentes da UNITA”.

Em vias de serem suspensos nos próximos dias estão os jovens Edmeu Kiame, Samora Custom Guilherme Orange e outros integrantes da Brigada de mobilização (BM) da UNITA.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply