Juízes do Tribunal Supremo instam Ministério Público abertura de investigação contra Joel Leonardo

Compartilhe

Oiça Manuel Kangundo:

Os membros do Plenário do Tribunal Supremo (TS) decidiram, nesta terça-feira, 7, retirar a confiança ao juiz-conselheiro presidente daquela corte judicial e instar o Ministério Público (MP) a abrir uma linha de investigação para apurar todos os factos de que vendo acusado Joel Leonardo, na sequência de várias matérias publicadas pelo Club-K e pelo !STO É NOTÍCIA.

Segundo o Club-K, que cita o portal “!STO É NOTÍCIA”, Joel Leonardo, que tinha até 48 horas para convocar o colégio de juízes membros do órgão plenário, assegurou no encontro “ter condições de se manter no cargo”, alegando que as revelações jornalísticas eram todas falsas, por não estar ligado a nenhum esquema de corrupção.

Diante dos argumentos de Joel Leonardo e de um grupo restrito de juízes leais a si — a saber, Daniel Modesto Geraldes, Efigênia de Lima e João Pedro Kinkani Fuantoni — os membros do Plenário do Tribunal Supremo decidiram aguardar pelo resultado das investigações que devem ser levadas a cabo pelo Ministério Público e, só depois disso, voltarem a reunir para decidir sobre a continuidade ou não de Joel Leonardo à frente daquela corte suprema.

O caso estranho do encontro do Plenário foi o facto de Joel Leonardo se ter mostrado desconfortável com a participação virtual da juíza Joaquina do Nascimento, que se encontra no exterior do país, e ter revelado alguma receptividade em relação à juíza Teresa Marçal, tida também como uma ‘aliada’ sua.

A saída de Joel Leonardo é vista como uma espécie de hecatombe nas hostes dos seus aliados, principalmente para o primo juiz Daniel Modesto Geraldes, a quem o presidente do Tribunal Supremo havia orientado para que Higino Carneiro fosse despronunciado ao arrepio da lei.

Um outro nome é o do juiz João Pedro Kinkani Fuantoni, um velho conhecido de Higino Carneiro. Aliás, a figura que o tira de Luanda para o Kuando Kubango, numa altura em que o general era ali governador provincial. É também a figura do juiz Fuantoni apontada como tendo sido peça-chave para a ‘saída airosa’ de Higino Carneiro no caso em que estava pronunciado, por alegadas práticas de peculato, nepotismo, tráfico de influências, associação criminosa e branqueamento de capitais.

Sob o presidente do Tribunal Supremo pesam fortes suspeitas de alegadas práticas de peculato, nepotismo, corrupção e venda de sentenças, envolvendo pessoas do seu circulo familiar e profissional, entre os quais, um sobrinho seu, o major Silvano António Manuel, que se encontra detido, por ordem da Procuradoria-Geral da República (PGR). Joel Leonardo chegou a patenteá-lo em pleno Tribunal Supremo, invocando mais tarde ter-se tratado de uma “teatralização”, a pedido do sobrinho.

Silvano António Manuel, de 38 anos, é tido como um dos ‘testas de ferro’ de Joel Leonardo num esquema que tinha como objectivo a extorsão, no passado mês de Dezembro, de três biliões de kwanzas (perto de 5,8 milhões de dólares norte-americanos) ao antigo ministro dos Transportes Augusto da Silva Tomás, em troca da sua liberdade.

De acordo com o Club-K, devido aos factos de que vem sendo acusado Joel Leonardo, a PGR abriu quatro inquéritos, estando apenas à espera que o mesmo coloque o cargo à disposição, para que, à semelhança do que aconteceu com Exalgina Gambôa no Tribunal de Contas, seja constituído arguido, à luz dos processos que correm trâmite na Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP).

Além de Silvano António Manuel, uma outra figura próxima a Joel Leonardo envolvida em esquemas de corrupção é o seu primo Isidro Coutinho João, a quem havia nomeado como seu assessor para a Área do Cofre dos Tribunais. Coutinho foi chamado a depor na PGR no dia 3 deste mês, mas, invocando problemas pessoais, faltou à audiência, onde seria ouvido na qualidade de arguido.

Tido como peça fundamental, Isidro Coutinho João é a figura a quem se atribui a responsabilidade de ter introduzido no sistema de prestação de serviços empresas ligadas a familiares de Joel Leonardo — a Ledil, Lda e a Tellex (SU), Lda.

Entretanto, Joel Leonardo é também apontado de ter colocado dois filhos na folha de salário do Tribunal Supremo, em clara violação da lei. Vanur de Abreu Isau Leonardo e Wander Jeremias G Leonardo tornaram-se quadros da suprema corte logo a seguir à chegada do pai ao cargo de juiz presidente.

Sobre o assunto, o jurista Manuel Kangundo disse à Rádio Angola que o Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) já devia ter se pronunciado com um inquérito para se apurar o envolvimento ou não de Joel Leonardo em escândalos de corrupção no Tribunal Supremo.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply