MEA convoca manifestação no sábado para exigir retorno às aulas no ensino superior público

Compartilhe

O Movimento dos Estudantes de Angola (MEA) manifesta-se solidário com as reclamações dos professores do ensino superior, que se encontram em greve por tempo indeterminado há mais de um mês em todo o país.

Para pressionar o regresso às aulas nas instituições públicas de ensino, o MEA em Luanda, convocou para sábado, 5 de Fevereiro, uma manifestação de rua, devido à paralisação dos professores, situação que de acordo com o Movimento dos Estudantes Angolanos “os principais prejudicados são os estudantes”.

“Face a greve dos professores universitários das instituições Públicas de Ensino Superior, que se alastra a caminho de duas semanas e que até ao momento não houve consenso entre os mesmos e o Governo, estando em período de provas da 2ª frequência e exames do Iº semestre e que até ao momento tudo encontra-se paralisado, em defesa dos estudantes, a direcção do MEA convoca manifestação à favor ao regresso as aulas nas Instituições Públicas de Ensino Superior a nível de Angola”, lê-se na nota tornada pública.

O protesto cuja concentração acontece às 10h00 defronte ao cemitério da Santana, vai a partir das 13h00, percorrer Avenida Deolinda Rodrigues até ao largo 1º de Maio, onde os promotores da manifestação convidam os estudantes, pais, encarregados de educação e pessoas individuais, a se juntarem à causa para a melhoria do sistema de ensino em Angola.

“A presente nota, é extensiva aos órgãos de Comunicação Social Públicos e Privados, para o efeito de cobertura da presente manifestação que terá lugar no dia 05 de Fevereiro de 2022, do cemitério da Santana, até ao 1º de maio”, refere a nota.

O presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), Francisco Teixeira, referiu que a sua agremiação tem acompanhado com preocupação as constantes paralisações das aulas em consequência da greve dos docentes universitários, o que para o activista “prejudica muito os estudantes das universidades públicas”.

Explicou que o principal motivo da manifestação “é exigir um pronunciamento do governo bem como pressionar o regresso das aulas o mais rápido possível”.

A greve dos professores das instituições públicas do Ensino Superior continua por tempo indeterminado, por alegadamente falta de entendimento entre o Sindicato Nacional dos Professores (SINPES) e a entidade patronal (Ministério do Ensino Superior).

O secretário geral da organização que defende os interesses da classe docente, Eduardo Alberto Peres, disse que o Governo angolano, por meio do Ministério do Ensino Superior, escusa-se em cumprir com o memorando assinado entre as partes, daí a razão da manutenção da paralisação.

O sindicalista fez saber que, enquanto as autoridades optarem pelo “silêncio”, os docentes universitários vão continuar de braços cruzados até que sejam atendidas as suas reivindicações.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply