Mau clima instalado na direcção comercial do Porto de Luanda

Compartilhe

O administrador da área comercial, sustentabilidade e compliance do Porto de Luanda João Fernandes, está a ser acusado por um grupo de técnicos da direcção comercial de criar mau clima na instituição.

Como se fosse uma “profecia”, o Club-K já tinha noticiado no dia 19 de Março de 2023, que, ao assumir as funções de administrador executivo, João Diogo de Sousa Gaspar deveria se vingar de muita gente com quem não têm boas relações no Porto de Luanda.

É isso que o está a acontecer agora na direcção comercial do Porto de Luanda. Em vez de executar os bons projectos deixados pelo ex-administrador comercial que ele já encontrou em curso na direcção comercial, João Fernandes simplesmente ignorou tudo, colocando os projectos no “lixo”.

“Ele mandou lixar todos os bons projectos da direcção comercial que encontrou em curso , ordenando para não os executar. Está tudo parado na direcção comercial e a única coisa que ele está a priorizar é a direcção de sustentabilidade e compliance , que é uma nova área que ele criou para agradar e acomodar a jurista e cabindense Aurora dos Santos” , denunciou a nossa fonte .

A fonte acrescentou que João Fernandes tem uma suposta relação extra conjugal com a cabindese Aurora dos Santos, motivo que o leva a lhe proteger e lhe acomodar com cargo de directora .

“Isso está mal e ainda bem que daqui há pouco vou para a reforma. Me dói ver como a direcção comercial está a ser afundada “, disse a fonte .

Segundo o Club-K, os trabalhadores da direcção comercial do Porto de Luanda também denunciam que desde que João Fernandes criou a direcção de sustentabilidade de compliance para acomodar a Aurora dos Santos, a atenção dele está virada apenas nesta área nova .

“O doutor João Fernandes está a priorizar apenas a área da namorada dele. Nem há necessidade de se criar uma nova área porque implica custos , e o país não vive um bom momento devido a situação que todos conhecemos“, comentaram as fontes.

Quando em Março de 2021 João Fernandes favoreceu a multinacional Dubai , empresa de logística multinacional de portos dos Emirados, Dubai Ports World (DP World) no concurso público para gerir o terminal multiuso do Porto de Luanda, João Fernandes colocou a cabindese Aurora dos Santos como membro da comissão de avaliação do concurso público , que tinha ele como presidente e mais três membros, o senhor Nataniel Alberto dos Santos Domingos, José Ricardo Silva Fernandes (facilitador e intermediário de todo o processo).

É para caso para dizer que Aurora está sempre envolvida nos negócios de João Fernandes .

Por outro lado, o Club K também denunciou em Julho de 2021 que Willy Guimarães administrador técnico do Porto de Luanda, o administrador comercial João Fernandes, a jurista Aurora dos Santos, e o PCA em exercício da UNICARGAS Joaquim Piedade , estão por detrás da empresa LUA JARDIM, que presta serviços de limpeza e higiene para o terminal multiuso do Porto de Luanda, que até então os serviços desta natureza eram prestados pela empresa RADICAL IMÓVEIS.

Apesar de várias denúncias graves que pesam contra o jurista João Fernandes, o amigo dele ministro Ricardo de Abreu propôs ao Presidente da República João a nomeação de João Fernandes como administrador executivo do Porto de Luanda. Actos que indicam que Ricardo de Abreu apoia falcatruas, aliás o ministro Ricardo de Abreu também tem sido acusado de vários escândalos de corrupção.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply