Líder do MOVANGOLA condena aumento de actos de vandalização de bens públicos

Compartilhe

O presidente do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA), António Sawanga apelou este sábado, 16, na província de Malanje, à união dos diferentes actores sociais, como famílias, autoridades tradicionais e religiosas, em torno da preservação do património público e manutenção da paz e estabilidade social.

O apelo foi feito durante o encontro nacional sócio comunitário sobre a sensibilização, repúdio contra a vandalização do património público, mau uso das redes sociais e respeito aos órgãos de soberania, que reuniu centenas de pessoas no auditório “Simão Gonçalves Toco”, no hotel Palanca, na cidade de Malanje, sob o lema: “pensar Angola”.

Na ocasião, o líder do presidente do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA), António Sawanga, repudiou o aumento de actos de vandalização de bens públicos no país, tendo sublinhado ser necessário o engajamento de todos no combate a esse fenómeno atentatório à paz social.

Na sua intervenção com a sociedade malanjina, o líder máximo da organização filantrópica salientou que a destruição de bens públicos, na sua visão, compromete todo o esforço que o Executivo tem empreendido em prol do progresso do país, daí a necessidade dos angolanos juntarem-se para travar esta tendência.

Por isso, António Sawanga apelou à união dos diferentes actores sociais, como famílias, autoridades tradicionais e religiosas, em torno da preservação do património público e manutenção da paz e estabilidade social.

O responsável defendeu o respeito pelos órgãos de soberania e o uso adequado das redes sociais, sobretudo entre os jovens, sob pena de incorrer em actos indecorosos e em crimes cibernéticos.

António Alcino Sawanga reiterou o compromisso da MOVANGOLA com a preservação da paz e desenvolvimento do país, mediante a sensibilização da juventude, a pautar por condutas edificantes.

Por sua vez, o representante legal da Igreja de Comunhão Cristã em Angola, Antunes Huambo, que dissertou o tema Preservação de Bens Públicos e Respeito pelos Símbolos Nacionais, aconselhou os jovens a cultivar valores que visam o reforço da boa convivência social.

Instou a necessidade de os mesmos terem cuidado com as redes sociais, de modo a que não desvirtuem os valores morais. “A globalização não pode subalternizar nem desvirtuar a matriz da identidade cultural angolana”, enfatizou.

MOVANGOLA doa diversos bens no Município do Luquembo

No âmbito da jornada de trabalho que desenvolveu desde quarta-feira, 13, na província de Malanje, o presidente do Movimento de Apoio Solidário de Angola entregou sexta-feira medicamentos ao Hospital Municipal de Luquembo, com vista a reforçar a assistência medicamentosa aos pacientes.

Ainda no Luquembo, a organização doou motorizadas e utensílios domésticos às autoridades tradicionais e funcionários destacados da Administração Municipal.

Para domingo, último dia da jornada, está reservado encontro com algumas igrejas sediadas na região.

De recordar que o presidente do MOVANGOLA manteve, à sua chegada em Malanje, um encontro com o vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, com que abordou aspectos ligados ao movimento associativo e políticas públicas voltadas para a juventude local.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply