Joe Biden promete visitar Angola e destaca importância da parceria entre os dois países

Compartilhe

O Presidente norte-americano, Joe Biden, destacou esta quinta-feira, 30, a importância e o impacto da parceria entre Angola e os Estados Unidos durante um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço, e prometeu visitar o país africano.

“Encontramo-nos num momento histórico”, disse Biden a Lourenço, no início de uma reunião entre ambos na Casa Branca.

“A parceria entre Angola e os Estados Unidos é mais importante do que nunca”, observou o Presidente norte-americano no Salão Oval.

Questionado por um jornalista se visitaria Angola, Biden respondeu: “Já estive lá e voltarei”.

O chefe de Estado norte-americano prometeu visitar África este ano, quando recebeu os líderes do continente africano em dezembro passado, mas a Casa Branca recusou-se repetidamente a dizer quando Biden faria a viagem e não há indicações de que acontecerá antes de 2024.

Nas suas declarações iniciais, na presença da imprensa, Biden disse estar orgulhoso do trabalho realizado através da Parceria para Infraestruturas e Investimentos Globais (PGI) para o Corredor do Lobito, que ligará Angola, a República Democrática do Congo e a Zâmbia aos mercados globais.

“Este projeto inédito é o maior investimento ferroviário de sempre dos Estados Unidos em África e irá criar empregos e conectar mercados para as gerações vindouras” declarou o líder norte-americano, frisando tratar-se de um investimento superior a mil milhões de dólares (mais de 918 milhões de euros).

O Presidente dos Estados Unidos, que quer competir com a China e com os gigantescos investimentos de Pequim em África, mencionou também o financiamento norte-americano em energia solar e projetos de desenvolvimento agrícola em Angola.

Joe Biden agradeceu ainda a João Lourenço pelo seu “trabalho pela paz” no leste da República Democrática do Congo, uma região abalada durante décadas por conflitos, e em particular pela rebelião do grupo armado M23 (Movimento 23 de Março).

Por sua vez, o chefe de Estado angolano considerou que Joe Biden foi o primeiro Presidente norte-americano a “mudar o paradigma da cooperação entre os Estados Unidos e o continente africano”.

“Nós estamos abertos a cooperar com os Estados Unidos da América em todos os domínios, incluindo economia, defesa e segurança, transportes e energia, telecomunicações, agricultura, exploração do espaço para fins pacíficos e outros domínios que foram do interesse” dos dois países, afirmou o líder angolano.

A reunião entre Biden e Lourenço durou menos de uma hora e, no final, numa breve declaração à imprensa que cobria o encontro, o chefe de Estado angolano disse haver uma “abertura total por parte do Governo dos Estados Unidos” e que Angola beneficiará com isso.

Lusa

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply