Friends of Angola forma jovens de Viana em matérias de liderança e valores democráticos

Compartilhe

Ouvir:

Os jovens activistas de diversas organizações e singulares, participaram nos dias 20 e 21 de Novembro, numa acção formativa, na Casa da Juventude, no município de Viana, promovida da Friends of Angola (FoA), em parceria com a Associação Mudar Viana, com o financiamento do Governo do Canadá.

Durante dois dias, os mais de trinta formandos de ambos os sexos aprenderam mais sobre aptidões de liderança e valores democráticos aos jovens, um acto orientado por Inocêncio de Brito, antigo activita condenado no processo “15-2”.

Em entrevista à Rádio Angola, Inocêncio de Brito, enalteceu o empenho dos jovens, que disse terem manifestado espírito de colocar em prática com vista a existência de líderes para o futuro.

O activista considerou “bastante proveitosa e gratificante” a formação, apesar das chuvas que se abateram em Luanda nos dias do workshop. “Sentimos-nos satisfeitos com a realização desta actividade”, salientou.

De acordo com a Associação Mudar Viana, “o sentimento é de satisfação, e mais uma vez de dever cumprido”, tendo ao mesmo tempo manifestado gratidão à organização Friends of Angola (FoA), pela confiança.

Os jovens que beneficiaram da acção formativa enalteceram a iniciativa da FoA, pois entendem que os conhecimentos adquiridos vão ajudar na construção do espírito de liderança e preparar jovens para enfrentar o processo das autarquias locais, que podem ser realizadas antes de terminar o actual mandato do Presidente João Lourenço.

 

Segundo a organização, o workshop teve como foco o ensino dos princípios de liderança, democracia e poder local, incluindo a participação no processo eleitoral, transparência, ética e responsabilidade social individual e contou com o financiamento do governo canadense.

Para o presente ano, a Friends of Angola (FoA) ministrou a formação em aptidões de liderança e valores democráticos para os jovens, nas províncias do Kwanza-Norte, Kuando-Kubando, em Luanda nos municípios do Cazenga, Cacuaco e na semana passada de 21 a 22 de Novembro aconteceu em Viana.

De salientar que a Friends of Angola (FoA) é uma organização apartidária e sem fins lucrativos, com sede em Washington, D.C. (EUA) e Luanda (Angola) fundada em 2014 para consciencializar a comunidade global sobre os desafios que Angola enfrenta.

Tem igualmente o foco virado para o apoio à sociedade civil angolana na promoção da democracia, direitos humanos, transparência e boa governação.

Leave a Reply