“COMBATE À CORRUPÇÃO DEVE SER DIRIGIDO CONTRA O SISTEMA CORRUPTOR MONTADO PELO MPLA”, DIZ SAMAKUVA

Compartilhe

O líder da UNITA, Isaías Samakuva considerou que o combate à corrupção levado a cabo pela justiça angolana deve ser dirigido contra o “sistema corruptor, montado e dirigido pelo MPLA”, e não apenas algumas figuras que estiveram ligadas ao anterior Presidente da República.

Rádio Angola | Lubango

No seu discurso de abertura das VIII Jornadas Parlamentares que decorrem na cidade do Lubango, sob lema: “Por uma Cidadania participativa e Governação transparente para o Desenvolvimento das Comunidades”, disse que “agora, na terceira legislatura, o parlamento deve combater sem tréguas e de forma eficaz a génese da corrupção”, que no entendimento de Isaías Samakuva, “permite que um partido se confunda com o Estado e capture o Estado democrático para se perpetuar no poder”, disse.

Na sua intervenção centrada nas autarquias locais e no combate à corrupção, o político dos “maninhos” acusou o Governo de João Lourenço de não querer uma Angola “igual para todos” e disse que os problemas locais devem ser resolvidos a nível local.

Entre estes estão a fome e da seca, problemas que para Samakuva, devem ser resolvidos “com a autonomia local das populações que constituem as autarquias locais”, defendeu, considerando que haveria vantagens em ser a administração autárquica do sul de Angola a facilitar relações entre os empresários e cooperativas angolanas e os mercados da Namíbia e África do Sul.

O presidente do maior partido na oposição questionou, por outro lado, a continuidade de “práticas autoritárias de censura”, dando como exemplo o facto de os debates na Assembleia Nacional não serem transmitidos em directo.

“Se o Presidente José Eduardo dos Santos, que havia capturado o Estado, já foi forçado a sair, porque é que as práticas autoritárias de censura ainda continuam? Ou será que Angola tem uma nova ditadura com nova roupagem?”, apontou, arrancando fortes aplausos à assistência.

Tomando o MPLA como alvo, o líder da UNITA criticou a “cultura centralizadora que está calcinada nas mentes e no sangue dos nossos irmãos do MPLA”, salientando: “Parece que têm medo que o povo exerça a autonomia local, parece que querem continuar a roubar”, disse.

As VIII jornadas parlamentares da UNITA decorrem entre hoje e sábado nas províncias da Huíla e do Cunene, com um programa alargado de palestras e visitas de campo.

Participam das jornadas 49 dos 51 deputados que preenchem a bancada parlamentar da UNITA, 15 ex-deputados, secretários provinciais e regionais de Luanda, entre outros convidados.

Oiça aqui na página da Rádio o discurso de Isaías Samakuva, líder da UNITA:

Leave a Reply