CNJ garante bolsas de estudos e acesso habitação aos jovens taxistas

Compartilhe

No âmbito da visita realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ), para manter contatos e fortalecer as relações com a Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), Isaías Kalunga informou que os taxistas irão beneficiar, de 250 bolsas de estudo e terão acesso a habitação.

A visita, a sede da ANATA, responde agenda do ano lectivo 2022/2023, os associados e os seus familiares, vão poder prosseguir os seus estudos em algumas universidades privadas com as bolsas comparticipadas, e também terão acesso à Escola Nacional do Comércio para pacote de formações, informou ao Correio da Kianda, o presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola, Francisco Paciência

“Será feita uma advocacia junto do Ministério das Obras Públicas e Urbanismo para a concessão de lotes de terrenos aos associados da ANATA, para a autoconstrução dirigida”; avançou o líder do CNJ, Isaías Kalunga.

Solicitou, por outro lado, a criação de cooperativas de transportes para a integração dos “lotadores” e cobradores de modo a adquirir as suas cartas de condução que lhes possibilitará exercer o serviço de táxi.

O Conselho Nacional da Juventude, está a trabalhar com uma equipa técnica constituída por membros do Ministério dos Transportes e da ANATA com o objectivo de conceder a carteira profissional aos taxistas.

Na entrevista concedida na tarde de hoje ao Correio da Kianda, o presidente da ANATA, Francisco Paciência, descreve que neste processo de cooperação já conseguiram formar mais de 300 jovens taxistas e os seus familiares, que também acabam por se beneficiar de todas as oportunidades criadas com diversos parceiros.

O presidente felicitou a acção da CNJ, e sublinhou que não é a primeira vez que ANATA recebe bolsas de estudos, salientou que “as promessas feitas pelo líder da juventude, estão em carteira e ainda não tiveram acesso a nada”; ao decorrer da entrevista o responsável dos taxistas garantiu que a CNJ, assinou na manhã de hoje, um protocolo de cooperação com o Instituto Superior Politécnico Kangonjo de Angola.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply