Cidade da China garante empregos à juventude em Angola – vagas vão ser disponibilizadas via CNJ

Compartilhe

O Presidente do Conselho de Administração do Centro Comercial da “Cidade da China”, em Luanda, Jack Huang, manteve esta quinta-feira, 28, um encontro de cortesia com o líder do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, onde garantiu, por via do CNJ, disponibilizar vagas de emprego, que poderão ser geridos pela organização juvenil.

Segundo o que foi disponibilizado, numa primeira fase estarão disponíveis um total de quatro mil vagas destinadas aos jovens de todos os extratos sociais.

No encontro, o empresário chinês Jack Huang anunciou que o futuro Parque Industrial da Funda, em Cacuaco, que será inaugurado no próximo ano, vai empregar 30 mil pessoas.

Jack Huang, dono do grupo African Sunrise, que tem uma rede de lojas em Angola, garantiu ao CNJ que os quatro mil empregos serão para a juventude que esta organização vai seleccionar para trabalhar ainda este ano.

Segundo este empresário, será respeitada a Lei Geral do Trabalho e não será permitido qualquer tipo de escravatura, como nos casos que têm sido denunciados.

Jack Huang disse que todas as empresas serão obrigadas a seguir rigorosamente a Lei angolana, e pediu às autoridades angolanas rigor na aplicação da Lei em caso de desrespeito das normas vigentes em Angola.

Este posicionamento foi manifestado também na semana passada pelo embaixador da China em Angola, que apoia o Governo angolano de punir as empresas que estejam a violar as normas que regulam a relação de trabalho nas empresas chinesas.

Em causa estão várias denúncias de violações da Lei Geral do Trabalho por parte das empresas chinesas.

Já o presidente do CNJ, Isaías Kalunga, assegurou no encontro que estes empregos, garantidos pelo PCA da “Cidade da China” são para a juventude desempregada.

O líder do CNJ assegurou que a organização que dirige irá continuar a bater à porta dos investidores para que dêem emprego à juventude.

Isaías Kalunga afirmou que será formalizada a parceria com as empresas ligadas ao empresário a começar com o centro comercial Nova Era e através dessa parceria poderão disponibilizar vagas de emprego, parceria com jovens empreendedores assim como políticas para bolsas de estudo e dar oportunidades aos jovens empreendedores.

Jack Huang considera a juventude como o futuro e esperança de um país e acções de parcerias implementadas pelo Presidente Kalunga vão abrir oportunidades de empregos e capacitação académica da juventude.

“O que nos trouxe aqui primeiro foi visitar a sede do CNJ, segundo, procurar as possibilidades e aspectos que se pode trabalhar juntos e contribuir no desenvolvimento humano e do país no geral”, disse o empresário.

O empresário entende que “podemos produzir emprego de forma directa, criar condições para os jovens empreendedores com espaços na Nova Era Centro comercial em Cacuaco onde os preços da renda serão muito abaixo, como também criar políticas de disponibilizar mercadorias e, num prazo que será acordado fazer a devolução”, salientou.

Actualmente estamos a produzir cinco mil e quando começar, serão 4 mil postos de trabalho. Este número será entregue ao CNJ onde poderão fazer a seleção dos jovens e fazer chegar o processo, mas vamos primeiro estudar o método funcionar bem”, rematou.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply