Cazenga acolheu 1º Fórum Municipal de Educação Ambiental

Compartilhe

A Cooperativa Ambiental Cidades Brilhante (COAMCIB) promoveu nesta quarta-feira, 27, no município do Cazenga, em Luanda, a 1ª edição do “Fórum Municipal de Educação Ambiental”, que reuniu no auditório da “Mediateca Zé Du”, autoridade da administração local, líderes de opinião, autoridades tradicionais e eclesiásticas.

O fórum que contou igualmente com a participação com a classe empresarial e órgão castrenses, decorreu sob lema: “a comunidade e o ambiente”, cujo objectivo, segundo o presidente da Cooperativa Ambiental Cidades Limpas, Afonso José Mateus, capacitar os munícipes com informações precisas sobre a prevenção e os cuidados a ter do meio ambiente.

Em declarações à imprensa, o responsável da COAMCIB salientou que o 1º fórum de educação ambiental visou ainda chamar atenção aos munícipes sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, evitando deste modo deitar os resíduos em locais não apropriados.

“Apelamos à sociedade no geral de formas a não deitar os resíduos no chão. Infelizmente hoje vimos pessoas a deitar uma culú, um saco plástico, uma pastilha ou mesmo uma garrafa de água nas janelas de uma viatura e ninguém repreende. Essa não deve ser uma prática dos cidadãos”, disse

Segundo ele, “é por esta razão que convidamos os padres, Pastores e líderes das associações no sentido de levar a mensagem até o último elemento da família”.

Temas como análise do Impacto Ambiental Causado pelos Resíduos Sólidos na Comunidade, a importância do cidadão nos problemas ambientais da comunidade e os desafios da educação ambiental nas comunidades, dominaram as discussões.

O presidente da Cooperativa Ambiental Cidades Brilhante (COAMCIB), Afonso José Mateus garantiu que, depois do Cazenga, o próximo fórum será realizado no município de Luanda e depois em Viana, até à conclusão de todos os municípios da capital do país.

António José Mateus, que já pensa num fórum provincial, acredita que o encontro poderá produzir resultados positivos no quadro da consciência ambiental no seio das comunidades de Luanda, com vista a se ter um ambiente sadio.

A directora nacional para a educação ambiental, do Ministério do Ambiente, Carília Costa, uma das convidadas e prelectora do primeiro painel enalteceu a iniciativa da Cooperativa Ambiental Cidades Brilhante (COAMCIB) e agora por mais iniciativas do gênero, pois entende que a “saúde ambiental” deve interessar a todos.

Carília Costa fez saber ainda que Angola tem uma estratégia de educação ambiental aprovado em 2022, por Decreto Presidencial 149/22 de 09 de Junho e esta estratégia vinha proporcionar o processo de educação ambiental em todo o território nacional.

“Há toda uma necessidade da educação ambiental e mudança de comportamento da população visando práticas não sustentável para que as questões ambientais possam desenvolver e que Angola possa andar no desenvolvimento sustentável”, acrescentando que “imos no nosso dia-a-dia a deposição inadequada dos resíduos, a questão da poluição das águas, a própria poluição sonora que tem a ver com nossos hábitos e costumes, precisam, de certa forma, criar uma educação de cidadania ambiental no sentido de nós próprios convergirmos para um ambiente sadio e não poluído”, salientou.

Segundo a responsável, há toda uma necessidade de mudança de comportamento ambiental por parte dos cidadãos, que ainda poluem as águas, depositam lixo em lugares inapropriados.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply