Nadia Murad e Denis Mukwege dividem o Nobel da Paz

Compartilhe

Fonte: VOA

Comité do Nobel distingue luta contra o uso da violência sexual como arma de guerra

Denis Mukwege e Nadia Murad são os vencedores do Prémio Nobel da Paz 2018 pela sua luta contra o uso da violência sexual como arma de guerra.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 5, em Oslo, na Noruega.

O ginecologista Denis Mukwege, de 63 anos, passou grande parte da sua vida adulta a ajudar as vítimas de violência sexual na República Democrática do Congo e a defender os seus direitos.

Mukwege e sua equipa trataram cerca de 30 mil vítimas desses ataques, desenvolvendo grande experiência no tratamento de lesões sexuais graves.

Conhecido como “doutor milagre”, ele é um crítico feroz do abuso de mulheres durante guerras e descreveu o estupro como uma “arma de destruição em massa”.

A outra vencedora é Nadia Murad, de 25 anos,que se tornou uma activista dos direitos humanos yazidis, uma minoria étnica-religiosa no Iraque, após sobreviver a três meses de escravidão sexual imposta por integrantes do Estado Islâmico no seu país.

Após escapar dos terroristas, em 2014, ela liderou uma campanha para impedir o tráfico de seres humanos e libertar o grupo étnico-religioso yazidis, que é composto por cerca de 400 mil pessoas.

Leave a Reply