Esposa de Luther Campos denuncia aliciamento do activista dentro da cadeia para manchar a UNITA em troca de liberdade

Compartilhe

Oiça aqui:

A esposa do activista, Luther Campos, também conhecido por “Luther King”, denunciou a “instrumentalização e aliciamento” do seu marido no Hospital Prisão de São Paulo (HPS), em Luanda, por supostos agentes dos Serviços de Inteligência e Segurança do Estado (SINSE), em troca de liberdade.

Rádio Angola

Em entrevista que concedeu ao portal Rádio (RA) Angola e à Rádio Despertar (RD), confome atestam os áudios acima e abaixo desta matéria, a esposa de Luther Campos, Stella Bernardo revelou que, diariamente o seu marido recebe na cadeia, visita de homens “estranhos”, que supostamente pressionam o activista a gravar um vídeo, onde culpabiliza a UNITA e o seu líder, Adalberto Costa Júnior de serem os mandantes dos distúrbios registados em Luanda, em Janeiro deste ano na sequência de uma greve de taxistas.

Segundo disse Stella Bernardo, apesar da sua fragilidade na penitenciária do São Paulo, Luther Campos, que aguarda o julgamento pelos crimes de rebelião, associação de malfeitores, ultraje aos símbolos nacionais e outros, de acordo com o Ministério Público, afirmou que o mesmo tem resistido à pressão.

“Lá na cadeia vai sempre pessoas estranhas para tentar negociar com ele, dizendo que, se quer sair poderá ter casa, carro, emprego para os familiares como o pai, a mãe e a esposa, e tudo que você quiser”, contou a esposa do activista, acrescentando que, os mesmos afirmam que, “em contrapartida deve admitir que o partido UNITA patrocina arruaças em Luanda”, acto que segundo Stella Bernardo “ele negou por que não é verdade”, disse.

A jovem mulher lamentou que desde que o activista Luther Campos foi detido há mais de seis meses, juntamente com outro activista cívico, Tanaice Neutro, que se encontra detido na comarca de Viana, em Luanda, onde aguarda o julgamento não recebe quer apoio moral bem como material por parte da sociedade angolana.

Stella Bernardo contou também as circunstâncias e a forma como o esposo foi detido na altura pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na presença dois filhos, cujo menor de dez anos, segundo referiu, não consegue se libertar do “trauma sofrido”.

Oiça aqui abaixo o áudio:

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply