Caso “500 milhões”: Dos Santos assume que autorizou a transferência milionária

Compartilhe

O antigo presidente da República de Angola José Eduardo dos Santos assumiu em carta que terá sido enviada ao Tribunal Supremo ter orientado o antigo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe para transferir “500 milhões” de dólares.

Após a leitura da carta enviada pelo José Eduardo dos Santos, o Ministério Público reagiu na audiência que desconfia da autenticidade do documento.

Por tanto, na saída da audiência desta terça-feira, 17, o advogado de Valter Filipe, Sérgio Raimundo disse que a posição do Ministério Publico é apenas por estar virada para a condenação dos arguidos.

Sérgio Raimundo também não acredita que as declarações sejam falsificadas.

O antigo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, réu no caso “500 milhões”, já tinha dito em tribunal, que o antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, liderou a comissão das negociações e autorizou a transferência dos USD 500 milhões.

Segundo o réu, José Eduardo dos Santos passou a liderar o grupo de negociações pela parte do governo angolano com um suposto sindicato de bancos internacionais, após o afastamento do ex-ministro das Finanças, Archer Mangueira, que dirigia o processo.

O aludido sindicato negociava um suposto financiamento de 30 mil milhões de euros, mas como garantia Angola teria de desembolsar 500 USD milhões.

No processo, que envolve outros três réus, Valter Filipe é acusado de peculato, branqueamento de capitais e burla por defraudação.

É a Valter Filipe atribuída a responsabilidade da transferência ilegal do BNA para o Banco Credit Suisse, em Londres, como garantia da pretensa obtenção de financiamento de 30 mil milhões de euros para a economia angolana.

O arguido admitiu ter sido subscritor do contrato de transferência dos USD 500 milhões, a 10 de Agosto de 2017, cumprindo uma ordem do então Chefe de Estado, que pretendia deixar dinheiro para o país, em véspera da sua saída da presidência.

Leave a Reply