SINPROF pondera vetar regresso às aulas em Angola por falta de condições sanitárias nas escolas

Compartilhe

O presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF), Guilherme Silva, avisou que a sua organização poderá vetar o regresso às aulas se não houver nas escolas condições sanitárias para a prevenção do coronavírus.

Segundo à VOA, Guilherme Silva falava na Gabela, província do Kwanza Sul, onde tem estado a verificar as condições existentes nas escolas depois de o Governo ter anunciado que as aulas irão recomeçar no próximo mês de Outubro.

O dirigente sindical disse que é intenção do seu sindicato “darmos as mãos, conjugar esforços” para resolver os problemas, mas acrescentou que compete ao Governo instituir as medidas para “começarmos as aulas em condições para a escola não se transformar em foco de contaminação da Covid-19”.

“O que devemos fazer é acautelarmos, já que as crianças tornam-se vectores de transmissão atendendo à idade delas”, sublinhou, afirmando que as crianças “podem contaminar os seus pais em casa, contaminar outras pessoas, e queremos é evitar isso”.

Nesse sentido, Guilherme Silva afirmou ainda que o Ministério terá que “bater um record” para criar as condições necessárias em menos de 30 dias em todas as escolas do país mesmo aquelas mais distantes e isoladas.

Leave a Reply