BUSF Angola – CPLP e INAC preocupados violência contra criança

Compartilhe

Associação de Bombeiros Sem Fronteiras (BUSF) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e o Instituto Nacional da Criança (INAC), firmaram uma cooperação, no quadro do combate de casos de violência contra à criança, em Angola.

A cooperação foi firmada na terça-feira, 4, na sede nacional da associação entre a BUSF Angola-CPLP e o Instituto Nacional da Criança (INAC) com vista à protecção da criança bem como das vítimas de violência.

No quadro das actividades conjuntas das direções do Comando Nacional da Força Tarefa para Emergência da Busf em Angola, o Instituto Nacional da Criança (INAC), a convite da organização, partilhou conhecimentos com os efectivos dos Bombeiros Unidos Sem Fronteira (BUSF), de todo o território nacional, ministrando matérias ligadas ao sistema de protecção à criança vítimas de violência.

“O momento é para profundas reflexões, atendendo os números exorbitantes de casos registados, segundo as estatísticas dos anos transactos (2020-2022), que são bastantes assustadores”, disse o responsável do INAC.

Os dados avançados, segundo o secretário nacional do Instituto Nacional da Criança (INAC), Bruno Pedro, são dados completamente assustadores, como os casos dos pais que violam as filhas, netas e sobrinhas, trabalho infantil, acusações de feitiçaria contra menores, abusos sexuais, fuga à paternidade, com realce para os casos de intimidação dos órgãos ou agentes de socialização, quando se trata de denúncias, morosidade de processos judiciais e a questão ligada à ausência da humanização dos órgãos públicos nos caso em apreço, que por sinal deveriam merecer maior atenção.

Paulo Kalesi, director-geral do INAC disse ser importante a contínua abordagem sobre a protecção de crianças vítimas de violência, para que, segundo o frisou, “juntos possamos reduzir e prevenir casos que venham a perigar a boa conduta de uma criança em sociedade”.

“Daqui em diante passaremos a contar com essa força maravilhosa em prol da defesa dos direitos das crianças, porque entendo que não é possível caminhar só”, sublinhou.

Entretanto, o Comandante Nacional da Força Tarefa para Emergência em Angola, Flávio Domingos Correia Canhongo, na presença de aproximadamente 100 delegados e não só, prestigiados com esta temática, exortou o espírito de compromisso com as crianças, como prioridade em qualquer parte do mundo, para que os petizes de hoje, sejam bons adultos amanhã, para melhor servir Angola.

O responsável da BUSF Angola, Flávio Canhongo assinalou ainda que a iniciativa se enquadra no programa e o estatuto da sua organização, vela pelas acções sociais junto das comunidades de todo o país.

Garantiu que os Bombeiros Unidos Sem Fronteira (BUSF) vão trabalhar empenhadamente, para que os direitos das crianças sejam cada vez mais respeitados e salvaguardados por todos.

Para Flávio Canhongo, a parceria com Instituto Nacional da Criança (INAC), visa garantir um trabalho conjunto para a resolução dos problemas que afligem crianças de todo o território nacional.

O homem forte da BUSF Angola-CPLP defendeu mão pesada contra todos aqueles que atentam contra a criança indefesa.

“É preciso que as leis estejam voltadas para que os infractores, no âmbito da reintegração e ressocialização, ao retomar ao meio social, não venham a constituir novamente uma ameaça à sociedade”, realçou.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply