Protectorado denuncia plano “macabro” da Polícia para incriminar Movimento liderado por Zecamutchima

Compartilhe

Oiça:

O autodenominado Movimento do Protectorado da Lunda-Tchokwé denuncia a existência de um plano, supostamente traçado pela Polícia Nacional (PN), no município do Cuango, província da Lunda-Norte, que visa introduzir pessoas estranhas numa manifestação dos antigos trabalhadores da Endiama, prevista para o próximo dia 15 deste mês.

A denúncia foi avançada ao portal O Decreto, pelo secretário-geral do Movimento do Protectorado, organização que reivindica a autonomia da região leste do país.

Segundo Fiel Muaco, a estratégia das autoridades policiais passa pela introdução no referido protesto, elementos trajados com camisolas contendo símbolos do Protectorado, com propósito de criarem confusão, para no fim, imputar a acção ao Movimento liderado por José Mateus Zecamutchima, libertado recentemente da cadeia.

Fiel Muaco disse que o Governo do MPLA, deve cada vez mais, estar preocupado em resolver as condições básicas das populações das lundas e do país do mogo geral, e não entrar em jogo baixo em pleno século 21.

O responsável adianta que, os ex-trabalhadores da Endiama, que reclama pelo não pagamento dos seus subsídios, estão no seu direito de o fazer, mas sublinha que o Movimento do Protectorado da Lunda-Tchokwé, nada tem haver com a pretensa manifestação, que poderá acontecer nos próximos dias, região do Cuango, na Lunda-Norte.

Uma fonte do Comando Provincial da Polícia Nacional da Lunda-Norte, ouvida pelo O Decreto, disse que não passam de especulações que não devem merecer qualquer reacção de um órgão castrense como a Polícia.

Segundo a fonte, não há elementos de prova, pois referiu, a Polícia Nacional da Lunda-Norte não recebeu nenhuma reclamação ou queixa documentada, por este facto disse desconhecer tal informação.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply