VANTAGENS DA DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA NACIONAL (KWANZA)

Compartilhe
Félix Sikito | Analista financeiro

A relação do preço da moeda Nacional com a moeda estrangeiras (dólar), é muito importante, pois afeta diretamente as relações econômicas do país com o exterior. Se a taxa de câmbio sobe, o Kwanza fica desvalorizado, ou seja, se o dólar vale 263,36, seu poder de compra é duzentos vezes maior do que o do Kwanza (U$1=263,36AOA). Estou dizendo, neste caso, que um dólar americano tem poder para comprar duzentos e sessenta e três Kwanzas. Como consequência, os produtos angolanos ficam mais acessíveis para os compradores estrangeiros (importadores). Desta forma, nossa capacidade de exportar aumenta, mas por outro lado, as importações ficam mais caras: Precisaremos de mais Kwanzas para comprar um produto estrangeiro. Exemplo de um caso: As compras da China a Angola aumentaram 13,7% durante o primeiro semestre deste ano, comparando ao período homólogo do ano passado, segundo os dados das alfândegas chinesas. Durante os primeiros seis meses do ano, a China comprou a Angola petróleo no valor de 12,3 mil milhões de dólares, (Jornal de Angola, pág.10. 13 de Agosto de 2018).

Quando ocorre redução na taxa de câmbio o Kwanza fica mais valorizado e ganha poder de compra, o que diminui as exportações de produtos angolanos, que fica mais caros para estrangeiros. Por outro lado, as importações ficam mais acessíveis e , dependendo da importância dos produtos para o país. Isso pode ajudar a diminuir a inflação nos preços finais das mercadorias, Exemplo: A China comprou petróleo a Angola em 2017 no valor de 10,8 mil milhões de dólares, depois dos 6,4mil milhões de dólares em 2016.

Angola é um país que não consegue cumprir todos os seus compromissos sem depender do petróleo e empréstimos externos (dívida pública externa), que já se vai 67% do nosso PIB.

Temos muitas deficiências, falta de dinheiro para construir escolas, estradas, melhorar a segurança, construir usinas, para que não falte energia, hospitais, falta de medicamentos, falta de pagamento de funcionários públicos… A quantidade de dinheiro que o governo consegue arrecadar, por meio de impostos, não é suficiente para atender todas as necessidades do país, então o ESTADO precisar buscar empréstimos e atrair investidores.

Todavia, precisamos atrair mais dólares para financiar nossas contas externas. Quando o dólar vale muitos Kwanzas, a economia tem alguns benefícios; Por exemplo imaginemos que nosso país ( Angola ) produza um carro ou outro qualquer produto e conseguimos vende-lo por U$ 20 mil dólares. Convertendo esse valor na moeda nacional, significa que teremos mais kwanzas, mais dinheiro no país e em Kwanzas as empresas pagam os funcionários, os impostos, é a matéria prima.

O estado tem que aproveitar a desvalorização do Kwanza, produzindo mais produtos nacionais, para exportação; Temos que reativar as fábricas; Industrias, Exportar e Exportar para nosso balanço comercial ser positivo, é por sua vez à política cambial se responsabilizará na busca de uma taxa de equilíbrio no câmbio, ou seja corrigir os exageros e deixar que a relação entre oferta e procura determine o valor mais próximo do correto entre as moedas.

“No negativo sempre há um lado bom, cabe a nós temos a capacidade de enxergar o lado positivo”.

Leave a Reply