MORADORES DA TCHAVOLA AMEAÇAM MANIFESTAR-SE CONTRA A GOVERNAÇÃO DE TYIPINGE

Compartilhe

Os moradores do bairro Tchavola, no Lubango, estão insatisfeitos com a maneira como o governo provincial da Huíla lhes tem tratado, praticamente “virado as costas há oito anos”.

Texto de Mensageiro Andrade

Os moradores alegam que não existe mais alternativa senão a manifestação. A população vive com graves problemas, tais como a falta de energia eléctrica, água potável, e falta de medicamentos. Também estão a exigir a reposição da ambulância que foi roubada pela repartição municipal da Saúde.

Entre os problemas que esta comunidade enfrenta destaca-se também a falta de escolas, de tal modo que que os alunos estão obrigados a estudarem em turmas com mais de 100 crianças, sem merenda escolar, salas a céu aberto sob o sol ardente. Os professores colaboradores são pagos pelos moradores do bairro que já vivem numa pobreza extrema, ao invés do governo.

Sem meios de transportes de passageiros condigno, fazendo-se transportar em carros de caixas abertas, os Tchavolenses, como são chamados pela população, exigem ao governo provincial que coloque centros de formação técnico-profissional para atenuar o elevado índice de aderência da juventude aos vícios que prejudicam o país devido o elevado índice de desemprego. Também exigem a conclusão das casas abandonadas ao meio iniciadas na transição do governador Isaac dos Anjos para Marcelino Tyipinge, em 2012, construção de esquadras policiais e outras infra-estruturas de serviços.

Os moradores lamentam ainda o facto de não lhes ter sido concedido audiência aquando da visita do Presidente da República João Lourenço à província da Huíla, no dia 13 de Julho do corrente ano. Alegam que tinham solicitado com antecedência ao governador João Marcelino Tyipinge que “dentro do pacote das audiências que o presidente ia conceder a sociedade civil local fosse cedido um espaço”, mas o gabinete do governador informou-lhes que foram excluídos pelo próprio presidente, que, segundo o gabinete do governador, “o presidente previamente escolheu as personalidades com quem iria conceder audiências na sua deslocação à Huíla”.

Lamentaram profundamente porque olhavam para aquela audiência como uma oportunidade para informar João Lourenço sobre o que se está a passar naquela comunidade a fim de resolverem os seus problemas. Lembrar que os moradores do bairro da Tchavola viram as suas casas demolidas em 2010, ainda sob liderança do ex-governador Isaac dos Anjos. Os moradores denunciam que foram desalojados pelo governo propositadamente sem que tivessem sido criadas quaisquer condições ligadas às necessidades essenciais.

Os populares apontam o governo provincial de ser incompetente, sem capacidade de resolver os problemas da comunidade e completamente desinteressado pelo povo que está a dirigir. Garantiram que tentaram outras formas de resolução mas sem sucesso, pelo que não resta alternativa senão sair à rua. A manifestação está marcada para o dia 18 de Agosto do corrente ano e pedem a solidariedade de todos, independentemente da cor partidária.

Leave a Reply