Tribunal Supremo gasta mais de USD 1 milhão em novas viaturas

Compartilhe

O Tribunal Supremo (TS)  está a organizar um leilão electrónico para adquirir 19 viaturas destinadas aos serviços gerais e apoio aos titulares que exercem cargos de direção e chefia na instituição. Entre os modelos selecionados, destaca-se um veículo com motor V8.

Embora o anúncio publicado no portal da contratação pública não especifique o valor total da despesa, informações anteriores, segundo o Club-K, indicam que o Tribunal Supremo inscreveu 930 milhões de kwanzas (mais de 1 milhão de dólares) no Plano Anual de Contratação (PAC) para a aquisição dessas viaturas.

Além disso, a mais alta instância da jurisdição comum do poder judiciário de Angola tem previstos mais 6,8 mil milhões de kwanzas (7,5 milhões de dólares) para o pagamento de um contrato que vem sendo prorrogado desde 2022.

No total, o Supremo estima gastos de 9,8 mil milhões de kwanzas (10,6 milhões de dólares), com as despesas com a frota automóvel para os juízes de direito e diretores representando mais de 80% do total previsto para este ano.

A aquisição das viaturas está a ser realizada através de um leilão electrónico, conforme anunciado no portal da contratação pública.

O procedimento visa renovar a frota automóvel do Tribunal Supremo, proporcionando melhores condições de trabalho para os seus dirigentes e serviços gerais.

A compra de viaturas de luxo por instituições públicas tem gerado debates sobre a gestão dos recursos públicos em Angola. Em 2023, o custo médio de importação de viaturas no país foi de cerca de 38 mil dólares por unidade, o valor mais baixo dos últimos cinco anos.

O Tribunal Supremo ainda não se pronunciou oficialmente sobre a aquisição das novas viaturas.

Fonte: Club-K

Foto: Internet

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply