Tribunal Provincial de Luaanda prorroga para mais dois meses prisão preventiva do activista Luther Campos

Compartilhe

Oiça Francisco Muteka

O Tribunal Provincial de Luanda (TPL) decidiu prorrogar para mais dois meses, o tempo de prisão preventiva do activista Luther Campos, também conhecido por “Luther King”, detido em Janeiro de 2022, sob acusação de rebelião e ultraje a figura do Presidente da república na sequência de uma greve de taxistas.

O activista volta a sentar-se na sexta-feira, 27, no banco dos réus, no prosseguimento do seu Julgamento suspenso em dezembro último.

O advogado do arguido, Francisco Muteca contesta o alargamento do prazo de prisão preventiva e garante que a defesa está preparada para o reinicio do Julgamento.

Enquanto isso, um grupo de activistas, anuncia para sábado a realização de uma manifestação em Luanda para exigir a libertação de cidadãos, considerados presos políticos.

Os activistas, Luther Campos, Tanaice Neutro, o líder da extinta seita religiosa “A luz do Mundo”, José Julino Kalupeteca e os membros do autodenominado “Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe”, são alguns dos elementos qualificados como presos políticos no país.

Osvaldo Kaholo, um dos mentores da manifestação convocada para o próximo sábado, adianta que a mesma será realizada num formato de marcha, tendo como ponto de partida o chamado “Largo das heroínas”.

Sobre o julgamento do activista, Luther Campos, que recomeça sexta-feira no Tribunal Provincial de Luanda, o activista Osvaldo Kaholo, qualifica como um “autentico abuso de poder das autoridades” e antecipa um desfecho desfavorável ao arguido.

Oiça Osvaldo Kaholo

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply