SUBIDA DA TARIFA: GOVERNO COLOCA FIM AO SUBSÍDIO AOS TRANSPORTES

Compartilhe

O Governo, através do Ministério das Finanças, decretou o fim imediato do subsídio aos transportes, tendo já comunicado à operadora pública a decisão.

O VALOR sabe, de fonte oficial, que a TCUL recebeu, recentemente, uma carta do Ministério das Finanças em que este comunica, de forma expressa, o fim do subsídio do Estado, medida que se estende às operadoras privadas, à Macon, Angoaustral, Tura e à SGO, que se têm queixado dos pesados custos operacionais.

Na carta, o Ministério das Finanças descarta-se dos atrasados de oito meses que a operadora reclama do Governo em subsídios e determina que as empresas têm de começar a andar por meios próprios. “Não vai pagar [o atrasado] e doravante todas as empresas têm de viver com as suas receitas. Este é mais ou menos o teor da carta que a TCUL recebeu”, esclarece a fonte, admitindo estar reaberto o debate sobre a revisão da tarifa actual fixada em 110 kwanzas e alvo de críticas recorrentes das operadoras.

Enquanto as operadoras aguardam pela revisão do preço do bilhete dos transportes colectivos, fonte ministerial avança que a tarifa máxima deverá subir 152% para os 126 kwanzas, com a revisão, pela terceira vez, do documento que propõe a alteração das tarifas. O aumento é justificado com a inflação e com o novo regime cambial em vigor desde Janeiro.

Fonte: Jornal Valor

Leave a Reply