Sondagem eleitoral da FoA nas redes sociais dá vitória à UNITA com 90% de votos

Compartilhe

O partido UNITA saiu vencedor de uma sondagem realizada nas redes sociais, pela organização não-governamental Friends of Angola (FoA), decorrida entre Abril e Maio, no “Facebook”.

Rádio Angola

Com mais de duas mil respostas dos internautas, a sondagem da FoA incidiu-se sobre: “Em quem você vai votar para ser Presidente da República, nas Eleições Gerais de Agosto de 2022.

No resultado obtido, dos dois mil e seis inquiridos, mil e 156 foram bloqueados pelo sistema devido a dupla votação tendo sido validados 850 votos, dos quais a UNITA obteve 766 votos que correspondem 90,1%, facto que garante vitória ao partido liderado por Adalberto Costa Júnior.

No segundo lugar, de acordo com os votos dos internautas, ficou o MPLA, formação política que governa Angola há mais de 40 anos, conseguindo 67 votos, que correspondem a 7,9%.

A Convergência Ampla de Salvação de Angola Coligação Eleitoral (CASA-CE) e a Aliança Patriótica Nacional (APN) ficaram na terceira posição, ambos com sete votos 0,8%, a FNLA teve dois votos 0,%5 e em último lugar ficou o Partido de Renovação Social (PRS) com apenas um voto 0,1%.

Refira-se que, a proposta de lei, que proíbe a realização de sondagens e inquéritos de opinião sobre eleições em vésperas eleitorais, foi na passada quarta-feira, 18, aprovada pela maioria Parlamentar do MPLA sob o argumento de que estas “pesquisas confundem e ludibriam a decisão do eleitor, levando-o a votar por emoção ou fora das suas reais faculdades mentais”.

De iniciativa legislativa do executivo, o diploma, que foi aprovado com 122 votos a favor, 43 contra e duas abstenções, proíbe a realização e divulgação de inquéritos de opinião e sondagens à boca de urna, e exige que as empresas que pretendem operar no ramo devam apresentar um capital social mínimo de 15 milhões de kwanzas.

A Friends Of Angola (FoA) é uma organização não-governamental internacional, com estatuto consultivo especial no Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), com sede em Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), e com escritórios em Angola e na África do Sul, centra as suas acções que promovam a transparência, boa governação e democracia em Angola.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply