SOCIEDADE CIVIL REALIZA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE O ENSINO PRIMÁRIO

Compartilhe

Em co-organização, as organizações da sociedade civil Handeka, Mosaiko, ADRA, SinProf, Cáritas e Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC), realizam desde ontem, 28 de Março, no Memorial António Agostinho Neto, uma conferência sobre a problemática do ensino primário em Angola.

Texto de Simão Hossi

Sob o lema «Ensino primário e universal, condição para o desenvolvimento», o certame tem como objectivo encontrar soluções para os graves problemas que o sub-sistema de ensino angolano atravessa e equacionar as condições para a melhoria da sua qualidade.

Alexandra Simeão, presidente da Handeka, organização cívica recém-criada, referiu no acto de abertura do evento a importância de se unir forças para solucionar os problemas graves que o ensino primário enfrenta.

Já o coordenador do sistema das Nações Unidas Paolo Balladelli, que falava também na abertura, realçou a necessidade de se cumprir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da qual o governo angolano é subscritor, a chamada declaração de Dakar. Balladelli frisou ainda que “os países só conseguem atingir todas as metas que preconizam, como a meta do ensino primário, se for considerado em primeiro lugar”.

As discussões terminam hoje, dia 29, com a apresentação das conclusões e recomendações resultantes dos debates que estão a ser realizados em grupos de trabalho e, avançou a organização, as ideias provenientes das discussões, a Handeka e o CEIC vão promover um trabalho de pesquisa e diagnóstico referente à situação actual do ensino primário que resultará de um relatório.

Leave a Reply