MAU ESTADO DA PONTE DO HOQUE PREOCUPA MORADORES E AUTOMOBILISTAS

Compartilhe

A ponte da comuna do Hoque sob o rio Calonga, no bairro Simione Mukune, no município do Lubango, Huíla, tem preocupado os habitantes e automobilistas pelo mau estado.

Texto de Rádio Angola

O estado degradado da ponte do Hoque tem colocado em perigo a vida dos residentes nos arredores e automobilistas que circulam naquela via. A ponte é muito utilizada para chegar-se às outras províncias, nomeadamente Benguela, Huambo e Luanda. Os moradores contaram à Rádio Angola que quando chove torrencialmente aumenta o risco de a ponte desabar.

Fonte da administração da localidade garantem estar preocupados também com a insegurança que representa a ponte. Admite que a administração tinha planeado reabilitar a mesma mas que não percebe a razão de não ter sido feita.

“Neste tempo de chuva é apenas rezar porque se cair uma boa chuva pode acabar com a vida das pessoas. As pessoas pagam a taxa de circulação para ver o problema resolvido, mas o que vemos é apenas amontoados de pedras. No ano passado o administrador do Lubango Francisco Barros disse que a falta de recursos é o que impedia a reabilitação”, contou a fonte.

“Por cá passam governantes e para não descobrir as vezes remendamos. Mas até quando? Agora é o momento de cumprir com as promessas feitas na campanha eleitoral. O governo tem de resolver este problema”, disse outro morador.

Um automobilista lamentou: “É uma vergonha ter uma ponte que é interprovincial neste estado, e o mais agravante é que sempre nos interpelam por causa da taxa de circulação”.

Para além do estado da ponte, o funcionário que preferiu o anonimato frisou que a localidade atravessa várias dificuldades, tais como falta de escolas e de professores qualificados.

“É de lamentar, pois aqui temos de nos adaptar para as crianças estudarem e às vezes são salas de pau a pique que têm servido. Isso não dá prestígio nem comodidade aos alunos e por vezes os professores faltam porque vivem na cidade”, disse.

António João, morador do bairro Simione Mukune, reclamou pela falta de infraestruturas sociais na comuna, apontando a necessidade de mais escolas do Iº e IIº ciclos.

Com uma superfície territorial de 1.650 quilómetros quadrados, a comuna do Hoque tem uma população estimada em 117 mil e 281 habitantes, de acordo os resultados do censo geral da população e habitação de Maio de 2014.

Leave a Reply