“Sector da Saúde em Angola Continua Degradar-se,”afirma o médico Maurílio Luiele
Rádio Angola (RA): Tivemos o privilégio de entrevistar médico Maurílio Luiele, Secretário Nacional da UNITA para o Sector da Saúde para falar sobre o presente estado do Sector da Saúde em Angola.
Dr. Maurílio Luiele (ML) – Qual é a presente situação do sector da saúde em Luanda e em todo País se for possível dares alguns detalhes?
ML – A situação continua crítica, continua a degradar-se, o surto de febre amarela ainda não está controlado, isto de certo modo começou a preocupar a comunidade internacional porque o risco da epidemia se expandir para outros países que têm mosquito de Edisegite, é grande com o surto em curso, e é por isso que a União Europeia particularmente propôs a enviar para Angola especialistas para ajudar o governo de Angola a controlar o surto de febre amarela, a malária continua também a trazer muitas mortes não os números que assistimos à um mês atrás, mas ainda são mutos os casos de malária, mas de numa forma geral a crise continua a ser o maior problema, e que está a afectar os hospitais, que até um certo modo não existe condições de manter o funcionamento normal das unidades hospitalares do País, a título de exemplo o centro de Hemodiálises de Benguela e Lobito, correm o risco de encerrar, por causa das dívidas que contraíram com os fornecedores, então isso é um problema, significa que quando esperávamos que o sector ds saúde fosse resguardado pelo efeitos da crise, …. Ler mais