Saúde de JES: Família reúne-se esta quarta-feira para desligar as máquinas

Compartilhe

Oiça aqui Tchizé dos Santos:

A Família de José Eduardo dos Santos, na pessoa da antiga Primeira dama Ana Paula dos Santos, a irmã Marta dos Santos Narciso, e alguns filhos, reúnem-se às 13 horas desta quarta-feira (29) com a equipa médica do Centro Teknon em Barcelona, para serem comunicados sobre a difícil tomada de decisão de se desligar a ventilação mecânica e o suporte de aminas para que o antigo Presidente da República possa sucumbir em paz.

Segundo apurou o Club-K, a familia será detalhadamente comunicada a cerca do relatório da ressonância magnética que da conta de uma morte encefálica havendo o condicionante de se desligar as maquinas por questões de ético profissionais.

Uma copia do relatório médico foi remetida para o conhecimento do Chefe de Estado, João Manuel Gonçalves Lourenço, tendo em conta que José Eduardo dos Santos é uma figura de Estado tutelado pela Presidência da República.

O relatório não especifica claramente sobre o que se pode clinicamente considerar por “morte cerebral”, porém, indica que o paciente esta num quadro irreversível que na apreciação dos especialistas não é recomendável mais investimentos.

Na possibilidade de a família rejeitar a recomendação médica (de se desligar as maquinas), há previsões de que os mesmos possam propor ou decidir que o pagamento entre 7-8 mil euros por dia nos cuidados intensivos para uma situação sem retorno, mas que pode vir a ser recusada pela equipa médica invocando questões ético e deontológico.

José Eduardo dos Santos foi internado nos cuidados intensivos depois de ter caído na quinta-feira passado depois de ter sofrido uma paragem respiratória. Debilitado e bastante amargurado por ter os filhos perseguidos

Tchizé Santos diz que querem matar o pai

Na noite desta terça-feira, Tchizé dos Santos, a filha mais interventiva de JES, espalhou uma mensagem nas redes sociais denunciando que “Querem pressionar os filhos a aceitar que desliguem as máquinas porque no seu ponto de vista “são assassinos”.

A filha não nomeou quem são os supostos assassinados. Acrescentou apenas que “querem matar JES que tem todos os órgãos do corpo a funcionar e querem contar com o prestimoso apoio da Madam Ana Paula valendo-se do título de “esposa” para realizar uma eutanásia em JES para agradar João Lourenço”.

Lê-se ainda na sua nota que “Joana Lina apareceu em Barcelona vestida de preto tipo veio para o óbito e levou uma bela corrida da Isabel”. De lembrar que Joana Lina, é comadre do antigo casal presidencial e madrinha da filha Joseane dos Santos.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply