ONG´s angolanas criticam “silêncio” da PGR sobre suspeitas de corrupção de generais “Kopelipa” e “Dino”

Compartilhe

Oiça aqui: 

A justiça angolana mantém “silêncio” sobre os processos-crimes, que supostamente envolvem os generais Hélder Vieira Dias “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento “Dino”, figuras proeminentes do anterior governo de José Eduardo dos Santos.

Rádio Angola

O antigo ministro de Estado e chefe da Casa Militar da Presidência da República, Manuel Helder Vieira Dias Junior “Kopelipa” e o ex- chefe do Serviço de Comunicação do Governo Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”. foram há pouco mais de seis meses, acusados pelos Estados Unidos de América (EUA) de terem desviado biliões de dólares dos cofres do Estado angolano.

Na altura, a Procuradoria-Geral da República (PGR) estava a alegadamente a investigar às acções dos dois dois generais envolvidos com um empresários chinês que foi, entretanto, detido na China.

Informações davam conta que, face às investigaçoes que decorriam em Angola, os dois generais teriam informado ao Presidente João Lourenço de que, estavam dispostos a entregar ao Estado activos que poderiam ascender a mais de mil milhões de dólares.

O director executivo da organização não governamental Friends of Angola (FoA), Florindo Chivucute, acusa as autoridades judiciais angolanas de mostrarem pouca vontade de levarem a cabo quaquer acção contra aqueles dois antigos destacados membros do Governo.

O mesmo “pensamento” é partilhado pelo presidente do Observatório de Coesão Social e Justiça (OCSJ), Zola Bambi, para quem é preocupante o “silêncio” das autoridades angolanas neste processo, mas disse acreditar que, apear disso, as autoridades americanas continuarão a fechar o cerco aos titulares das contas e seus “testas-de-ferro”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply