Caso Lussaty: Generais Higino Carneiro, Sequeira João Lourenço e “Kopelipa” vão a interrogatório no Tribunal Provincial de Luanda

Compartilhe

O julgamento do conhecido “caso Lussaty” entra esta semana numa fase crucial com a ida a tribunal dos chamados “tubarões” do processo, estando marcadas audições aos generais “Kopelipa”, Sequeira João Lourenço, Eusébio de Brito Teixeira e “Dilangue”, antigos responsáveis da Casa de Segurança da Presidência da República, arrolados como testemunhas.

Segundo o Novo Jornal, o tribunal agendou para esta terça-feira a audição de duas altas figuras militares, os generais Eusébio de Brito Teixeira, antigo governador provincial do Kuando Kubango, e Mateus Júnior de Carvalho “Dilangue”, ex- comandante da Unidade Especial de Desminagem da Casa de Segurança do Presidente da República.

Ainda esta semana, segundo apurou a publicação junto de fontes do tribunal, outras figuras de peso do círculo restrito do poder presidencial, paralela às Forças Armadas Angolanas, vão ser ouvidas em tribunal.

Tratam-se dos generais, Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Sequeira João Lourenço, irmão do Presidente da República João Lourenço.

Vão também ser ouvidos como testemunhas, esta semana em tribunal, os deputados Higino Carneiro e Pedro Mudindi, assim como os antigos vice-governadores do Kuando Kubango e de Cabinda, para as Áreas Técnicas e Infra-estruturas, Bento Francisco Xavier e Joaquim Dumba Malichi, respectivamente.

Os arguidos são acusados de crimes de peculato, associação criminosa, recebimento indevido de vantagens, participação económica em negócios e abuso de poder e também de fraude no transporte ou transferência de moeda para o exterior do País, comércio ilegal de moeda, falsificação de documentos, branqueamento de capitais e de falsa identidade.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply