Saúde de JES: Família reúne-se esta quarta-feira para desligar as máquinas
Oiça aqui Tchizé dos Santos:
A Família de José Eduardo dos Santos, na pessoa da antiga Primeira dama Ana Paula dos Santos, a irmã Marta dos Santos Narciso, e alguns filhos, reúnem-se às 13 horas desta quarta-feira (29) com a equipa médica do Centro Teknon em Barcelona, para serem comunicados sobre a difícil tomada de decisão de se desligar a ventilação mecânica e o suporte de aminas para que o antigo Presidente da República possa sucumbir em paz.
Segundo apurou o Club-K, a familia será detalhadamente comunicada a cerca do relatório da ressonância magnética que da conta de uma morte encefálica havendo o condicionante de se desligar as maquinas por questões de ético profissionais.
Uma copia do relatório médico foi remetida para o conhecimento do Chefe de Estado, João Manuel Gonçalves Lourenço, tendo em conta que José Eduardo dos Santos é uma figura de Estado tutelado pela Presidência da República.
O relatório não especifica claramente sobre o que se pode clinicamente considerar por “morte cerebral”, porém, indica que o paciente esta num quadro irreversível que na apreciação dos especialistas não é recomendável mais investimentos.
Na possibilidade de a família rejeitar a recomendação médica (de se desligar as maquinas), há previsões de que os mesmos possam propor ou decidir que o pagamento entre 7-8 mil euros por dia nos cuidados intensivos para uma situação sem retorno, mas que pode vir a ser recusada pela equipa médica invocando questões ético e deontológico.
José Eduardo dos Santos foi internado nos cuidados intensivos depois de ter caído na quinta-feira passado depois de ter sofrido uma paragem respiratória. Debilitado e bastante amargurado por ter os filhos perseguidos
Tchizé Santos diz que querem matar o pai
Na noite desta terça-feira, Tchizé dos Santos, a filha mais interventiva de JES, espalhou uma mensagem nas redes sociais denunciando que “Querem pressionar os filhos a aceitar que desliguem as máquinas porque no seu ponto de vista “são assassinos”.
A filha não nomeou quem são os supostos assassinados. Acrescentou apenas que “querem matar JES que tem todos os órgãos do corpo a funcionar e querem contar com o prestimoso apoio da Madam Ana Paula valendo-se do título de “esposa” para realizar uma eutanásia em JES para agradar João Lourenço”.
Lê-se ainda na sua nota que “Joana Lina apareceu em Barcelona vestida de preto tipo veio para o óbito e levou uma bela corrida da Isabel”. De lembrar que Joana Lina, é comadre do antigo casal presidencial e madrinha da filha Joseane dos Santos.