S.O.S Habitat considera insuficiente número de casas para realojamento das famílias demolidas no Zango

Compartilhe

Oiça:

A S.O.S Habitat considerou insuficientes a quantidade de casas anunciadas pelo Presidente da República para o realojamento das famílias, em condições precárias no distrito do Zango.

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a construção de um projecto de habitações sociais, com 1.500 residências, para realojar famílias residentes em tendas e casas de chapas, entre o Zango 3 e 5, por se encontrarem a viver em situação de vulnerabilidade social, condições precárias, risco iminente de surtos, endemias de toda a espécie e sujeitas às mais diversas intempéries.

A informação, presente no Despacho Presidencial nº 75/23 e publicada em Diário da República (DR) de 19 de Abril deste ano, refere que a empreitada custará mais de  75 milhões de dólares norte-americanos.

Na sequência, foi autorizado o contrato de elaboração do projecto e coordenação da obra no valor global em Kwanzas equivalente a mais de dois milhões de dólares e o contrato de fiscalização no valor global em Kwanzas equivalente a mais de um milhão de dólares.

São famílias que viram as suas casas demolidas em várias partes de Luanda e atiradas em condições precárias no Zango.

O coordenador da S.O.S Habitat, Rafael Morais, enalteceu a iniciativa, mas defendeu o alargamento das quantidades disponibilizadas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply