REPOSIÇÃO DA PONTE PROVISÓRIA DO MALWEKA CUSTARÁ 50 MILHÕES DE KWANZAS AOS COFRES DO ESTADO

Compartilhe

A revelação foi feita por Albino da Conceição, nomeado administrador municipal do Cazenga pelo então governador provincial de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, a 31 de Julho de 2018. Conceição revelou hoje, dia 26, o custo quando chegou à ponte partida do Malweka durante uma acção da Plataforma Cazenga em Acção (PLACA), que organizou uma “campanha comunitária de consciencialização e limpeza no Malweka”.

Texto de Simão Hossi

O administrador municipal do Cazenga reafirmou que a construção da ponte do Malweca custará cinquenta milhões de Kwanzas, depois de destruída pela chuva em Fevereiro de 2017, assumidamente por erros técnicos à altura da construção, pois a qualidade do equipamento não era a melhor.

Kambolo Tiaka- Tiaka, coordenador da PLACA, disse que contaram com um pequeno apoio da administração municipal, que disponibilizou meios como pás, carros de mãos e máscaras para a actividade. Kambolo afirmou que a iniciativa teve como objectivo incentivar os munícipes a ter uma maior participação nas acções da comunidade, e queixou-se sobre ausência de contentores para depositar os resíduos sólidos recolhidos, falta de espaços públicos para lazer, escolas, hospitais públicos para atender a população, para além do que classificou “mau comportamento de alguns agentes policiais”, entre os quais alguns dificultaram um pouco a actividade.

Já Utukidi Skott, outro membro da PLACA, classificou a iniciativa como um sucesso pelo facto de que a sua acção colectiva ter levado ao Malweka a visita recém-nomeado governador provincial Sérgio Luther Rescova e sua vasta equipa. O governador radiografou e conversou com os munícipes e membros da administração municipal, e terá deixado orientações para ser resolvido o problema da mobilidade entre três municípios específicos, nomeadamente, Viana, Cazenga e Cacuaco, cuja ligação pela ponte do Malweka foi cortada há dois anos com o desabamento da mesma.

O activista salientou que o grande problema no Malweka não é apenas a ponte. Disse estar ciente de que este foi somente uma questão usada para que a localidade seja colocada no mapa e na agenda das acções do governo provincial, com a presença do seu titular que no final da sua jornada plantou uma árvore que será cuidada por uma moradora local, coisa que não deixou satisfeito este activista e outros, pois, segundo eles, as prioridades eram outras visto que há problemas na saúde, educação, cultura, segurança, falta de água e luz eléctrica da rede publica.

João Manuel, coordenador do partido MPLA nos Mulenvos de Baixo, CAP 2056, teve conhecimento da campanha da PLACA por intermédio da Rádio Cacuaco e, segundo este político, fez a mobilização dos militantes no sentido de aderirem a iniciativa juvenil. Manifestou a sua alegria pelo facto de receberem a visita do governador Sérgio Luther Rescova, presença que levou ao bairro um sentimento de esperança sobre a realidade da localidade.

Fanita Valentim, membro da PLACA, disse que a campanha está a correr bem, com a aderência dos moradores. Fanita chegou cedo e informou que na altura não havia presença dos moradores, mas não deixou de manifestar a sua alegria pelo facto de ver o número de moradores a afluírem a ponte do Malweka com o propósito de participarem.

“É necessário termos a nossa casa sempre limpa e organizada para sabermos ajudar os outras”, manifestou a munícipe com alegria.

Leave a Reply